Marta ganha dez pontos percentuais e assume liderança da disputa em São Paulo; Serra cai de 30% para 25% e Maluf de 24% para 19% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição, com 30% das intenções de voto, assume, pela primeira vez, a liderança isolada na disputa pela prefeitura da capital paulista, revela pesquisa realizada pelo Datafolha ontem, 9 de agosto de 2004. José Serra é o segundo colocado na disputa, com 25%, e Maluf vem em terceiro, com 19% das intenções de voto.

Como a margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, não se verifica empate técnico entre os três primeiros colocados.

Em relação à pesquisa anterior, realizada nos dias 24 e 25 de junho, Marta ganhou dez pontos percentuais (tinha 20% das intenções de voto). Serra, que tinha 30% e era o preferido do eleitorado paulistano, perdeu cinco pontos percentuais, perda idêntica à sofrida por Maluf, que tinha 24% das intenções de voto.

Luiza Erundina oscilou de 8% para 7%, e ocupa a quarta colocação na disputa.

Vêm a seguir os pré-candidatos Francisco Rossi (PHS), Paulinho (PDT), com 2%, cada, Ciro (PTC) e Doutora Havanir (PRONA), com 1% das intenções de voto, cada. Dirceu Travesso (PSTU), João Manuel (PSDC), Osmar Lins (PAN), Penna (PV) e Professor Walter Canoas (PCB) foram citados, mas não atingiram 1%. Anaí Caproni (PCO) não foi citada por nenhum dos entrevistados.

Se a eleição fosse hoje, 7% anulariam o voto, percentual idêntico ao verificado na pesquisa realizada no final de junho; declaram-se indecisos 5%, taxa que representa uma oscilação positiva de um ponto percentual em relação à verificada na pesquisa anterior (4%).

Marta também lidera de maneira isolada no que diz respeito à intenção de voto espontânea: 24% dizem, espontaneamente, que pretendem reeleger a prefeita em outubro, taxa nove pontos superior à verificada na pesquisa anterior (15%).

A intenção de voto espontânea em Serra oscilou de 13% para 15% e a taxa dos que dizem espontaneamente que vão votar em Maluf caiu seis pontos percentuais, de 19% para 13%.

Luiza Erundina é citada espontaneamente por 3% e Paulinho por 1% dos entrevistados.

A taxa dos que não sabem dizer, de maneira espontânea, em quem pretendem votar para prefeito em outubro oscilou de 36% para 35% e o percentual de entrevistados que pretendem votar em branco ou anular o voto oscilou de 9% para 8%.

Prefeita cresce 13 pontos entre as mulheres
No segmento dos que não trabalham crescimento também é expressivo

A pesquisa do Datafolha mostra que a intenção de voto em Marta Suplicy aumentou em quase todos os principais segmentos socioeconômicos passíveis de análise.

Entre as mulheres, Marta ganhou 13 pontos percentuais, passando de 17% para 30% das intenções de voto, revertendo a desvantagem que tinha em relação a seus dois principais adversários nesse segmento. A intenção de voto em José Serra caiu de 33% para 25% e a preferência por Paulo Maluf foi de 23% para 18% entre as eleitoras paulistanas.

A prefeita também teve crescimento expressivo (15 pontos percentuais) entre os eleitores que não fazem parte da PEA (População Economicamente Ativa), ou seja, que não trabalham, como donas de casa, estudantes e aposentados. Nesse segmento a petista passou de 13% para 28%, enquanto Serra foi de 33% para 26% e Maluf de 28% para 20%.

Entre os eleitores que têm de 16 a 25 anos Marta ganhou doze pontos percentuais, passando de 22% para 34%, enquanto Serra foi de 32% para 27% e Maluf de 19% para 15% das intenções de voto.

No segmento do eleitorado com idade entre 26 a 40 anos, a vantagem de Marta é ligeiramente maior: entre esses eleitores a disposição para reeleger a prefeita cresceu de 24% para 36%. Já a taxa dos que declaram que pretendem votar em Serra caiu de 30% para 22% e a dos que afirmam que votarão em Maluf foi de 24% para 17%.

Entre os eleitores com 41 anos ou mais a situação é menos favorável à prefeita, que tem 24% das intenções de voto, em situação de empate técnico com Serra, que está numericamente à frente, com 27%, e com Maluf, que tem 22% das intenções de voto.

Marta Suplicy ganhou 12 pontos percentuais entre os eleitores com escolaridade fundamental, passando de 18% para 30% nesse segmento. Maluf, que na pesquisa anterior tinha 28% das intenções de voto entre os menos escolarizados, perdeu sete pontos percentuais, e agora, com 21%, empata com Serra, que foi de 25% para 20% das intenções de voto entre esses eleitores.

A prefeita também avançou entre o eleitorado com nível superior de escolaridade, mas não o suficiente para reverter a vantagem que José Serra tem nesse segmento. Na pesquisa realizada no final de junho, a intenção de voto no peessedebista chegava a 45% entre os mais escolarizados. Embora tenha perdido nove pontos percentuais, o peessedebista continua numericamente à frente nesse segmento, com 36% das intenções de voto. Marta Suplicy ganhou 11 pontos percentuais e tem agora 29% das intenções de voto entre os eleitores de escolaridade superior. Maluf vem a seguir, com 15%.

Outro segmento no qual José Serra continua se saindo melhor é o de eleitores com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos. Entre esses eleitores o peessedebista tem 39% das intenções de voto (tinha 36% na pesquisa anterior), enquanto Marta Suplicy tem 28% (tinha 23% no último levantamento). Maluf tem 16% entre os eleitores de maior renda.

Já entre os eleitores com renda até cinco salários mínimos mensais, Marta ganhou dez pontos percentuais, passando de 20% para 30% das intenções de voto. Nesse segmento, a intenção de voto em Serra caiu de 27% para 22%, e a taxa dos que declaram que pretendem votar em Maluf passou de 25% para 19%.

Entre os que têm renda familiar entre mais de cinco e até dez salários mínimos, a intenção de voto em Marta passou de 21% para 34% (aumento de 13 pontos percentuais). Nesse segmento, Serra tem 30% (tinha 35% na pesquisa anterior) e Maluf 20% (tinha 22%) das intenções de voto.

No que diz respeito à região da cidade na qual os entrevistados declaram morar, a prefeita se destaca nas zonas sul e oeste. José Serra e Paulo Maluf se saem melhor entre os moradores da zona norte e da região central.

Entre os que declaram morar na zona sul da cidade, Marta tem 38% das intenções de voto, à frente de Serra (24%) e Maluf (15%). Entre os moradores da zona oeste a petista atinge 36%, enquanto Serra chega tem 25% e Maluf 13% das intenções de voto.

Na zona norte, Serra tem 30%, Maluf 24% e Marta 23% das intenções de voto.

Na zona leste, Marta atinge 28%, Serra tem 23% e Maluf 20% das intenções de voto.

Entre os que declaram morar na região central, Serra atinge 35%, Maluf tem 26% e Marta Suplicy obtém seu pior resultado, 12% das intenções de voto.

Marta e Maluf têm eleitores mais fiéis
41% dos que hoje votariam em Serra e 50% dos que votariam em Erundina afirmam que voto ainda pode mudar

Faltando menos de dois meses para o primeiro turno da eleição para prefeito, os eleitores que se dizem mais decididos em relação a seu voto são os que declaram que, se a eleição fosse hoje, votariam em Marta Suplicy e em Paulo Maluf. Entre os que dizem que votariam na petista, 72% afirmam que estão totalmente decididos; entre os que afirmam que votariam no candidato do PP essa taxa é de 71%.

Entre os que votariam em José Serra, 58% se dizem totalmente decididos e 41% afirmam que seu voto ainda pode mudar. Os potenciais eleitores de Luiza Erundina se mostram divididos: 49% se dizem totalmente decididos, 50% declaram que seu voto ainda pode mudar.

A maioria (59%) dos que hoje votariam em branco ou anulariam o voto declara firmeza em sua decisão.; 33% dizem que essa decisão ainda pode mudar.

Entre os que hoje declaram intenção de votar na petista Marta Suplicy, mas admitem que ainda podem mudar, 44% afirmam que, caso isso aconteça, seu voto iria para o peessedebista José Serra. Citam Luiza Erundina como segunda opção 19%; Paulo Maluf é citado por 9%.

Dos que votariam hoje em Serra e admitem a possibilidade de mudar, 19% citam Marta ou Maluf como segunda opção e 17% dizem que votariam em Erundina.

Serra receberia 40% dos votos daqueles que hoje pretendem votar em Maluf e admitem mudar; 17% dos eleitores que hoje votariam no ex-prefeito citam a petista como segunda opção.

Os eleitores que hoje votariam em Luiza Erundina, mas que ainda não estão totalmente decididos, se dividiriam, em caso de mudança, principalmente entre Serra (26%) e Marta (23%). Votariam em Maluf 7%, e anulariam o voto ou votariam em branco 11%.

Dos que hoje votariam em branco ou anulariam o voto e admitem a possibilidade de mudar, 24% citam Marta, 21% Maluf e 18% Serra como candidato que teria mais chance de receber seu voto.

Caem rejeição a Marta e a Erundina

Marta Suplicy continua sendo a segunda candidata à prefeitura mais rejeitada pelos eleitores paulistanos. No entanto, o percentual dos que dizem que não votariam de jeito nenhum na petista caiu 12 pontos em relação à pesquisa realizada nos dias 24 e 25 de junho, passando de 42% para 34%.

A rejeição a Luiza Erundina também caiu: foi de 25% na pesquisa anterior para 20% hoje.

Não foram registradas alterações significativas, fora da margem de erro, em relação aos demais candidatos.

Paulo Maluf continua sendo o candidato mais rejeitado pelos eleitores paulistanos (49% não votariam nele para prefeito de jeito nenhum) e José Serra segue tendo uma das menores taxas de rejeição, 11%.

Diminui diferença entre Serra e Marta em hipótese de segundo turno

Caso o segundo turno da eleição para prefeito fosse hoje, Marta Suplicy venceria Paulo Maluf e Luiza Erundina e seria derrotada por José Serra - mas por uma diferença menor do que a registrada no final de junho. Serra venceria tanto Maluf quanto Erundina, e a candidata do PSB sairia vitoriosa contra o candidato do PP.

No caso de uma disputa entre Serra e Marta, o peessedebista, com 52%, venceria a prefeita, que atingiria 38%, uma diferença de 14 pontos percentuais. Pesquisa realizada nos dias 24 e 25 de junho mostrava uma vantagem de 33 pontos percentuais para Serra, que

Vêm a seguir Doutora Havanir (com rejeição de 14%), Francisco Rossi (10%), Paulinho e Ciro (8%, cada). Atingem 5% de taxa de rejeição os candidatos Anaí Caproni, Dirceu Travesso, João Manuel, Penna e Osmar Lins. O candidato Professor Walter Canoas é rejeitado por 4% dos entrevistados.

Afirmam que rejeitam todos ou não votariam em nenhum dos candidatos 3%, mesmo percentual dos que dizem que votariam em qualquer um. Não souberam responder 6% dos entrevistados.

Desempenho de Serra em debate é aprovado por 50% dos que viram ou ouviram programa
Maluf é aprovado por 42%, Marta por 38% e Erundina por 37%

O candidato do PSDB, José Serra, foi o que se saiu melhor no debate promovido pela TV Bandeirantes na última quinta-feira, 5 de agosto, na opinião dos eleitores paulistanos que assistiram ou ouviram o programa, mostra a pesquisa do Datafolha.

O desempenho do peessedebista foi considerado ótimo ou bom por 50% dos entrevistados que assistiram ou ouviram o programa. Para 33% desses entrevistados, Serra teve um desempenho regular, e na opinião de 10% o peessedebista teve um desempenho ruim ou péssimo.

Paulo Maluf teve um desempenho ótimo ou bom na opinião de 42%, regular para 25% e ruim ou péssimo para 28% dos que acompanharam o debate.

Dos que assistiram ou ouviram o programa, 38% consideram que Marta Suplicy teve um desempenho ótimo ou bom, 31% acham que ela foi regular e 26% ruim ou péssima.

O desempenho de Luiza Erundina foi considerado ótimo ou bom por 37% dos que acompanharam o debate; percentual idêntico afirma que a candidata do PSB foi regular e 18% definem seu desempenho como ruim ou péssimo.

Segundo 29% dos que tomaram conhecimento da realização do debate entre os candidatos, o programa foi muito importante para sua decisão quanto ao voto para prefeito, taxa que chega a 38% entre os que dizem tê-lo assistido ou ouvido. Um quarto (25%) diz que o debate foi um pouco importante em sua decisão (30% entre os que assistiram ou ouviram). Para 37% o debate não teve importância em sua decisão.

O debate foi considerado muito importante para decidir o voto principalmente entre os que declaram intenção de votar em Marta (34%) e em Maluf (32%).

Afirmam ter tomado conhecimento do debate 52% dos eleitores paulistanos, dos quais 13% se dizem bem informados, 22% mais ou menos informados e 17% mal informados a respeito.

Dos que tomaram conhecimento, 52% não assistiram nem ouviram; 11% dizem ter acompanhado o programa na íntegra e 36% pelo menos em parte. O programa foi considerado ótimo ou bom por 47%, regular por 29% e ruim ou péssimo por 7% dos que tomaram conhecimento de sua realização. A aprovação ao debate chega a 57% entre os que afirmam tê-lo assistido ou ouvido.

Aumenta interesse pelas eleições municipais
20% dizem não ter interesse na eleição para prefeito e 32% não se importam com eleição para a Câmara

Com a aproximação do primeiro turno da eleição, cresce o interesse dos eleitores paulistanos pelo pleito: 41% dizem ter grande e 32% médio interesse, revela a pesquisa do Datafolha. Levantamento realizado nos dias 24 e 25 de junho mostrava que essas taxas eram, respectivamente, de 37% e 29%. O percentual dos que afirmam ter um pequeno interesse pela eleição para prefeito passou de 9% para 6%.

No entanto, um em cada cinco (20%) dos eleitores da capital paulista afirma não ter interesse na eleição para decidir quem vai administrar a cidade pelos próximos quatro anos. No final de junho essa taxa era de 23%.

Em relação à disputa por uma vaga na Câmara Municipal, o desinteresse é maior: dizem não ter interesse na eleição para vereadores 32% (eram 35% no final de junho).

O percentual dos que dizem ter grande interesse na eleição para vereador cresceu de 21% para 25% e a dos que afirmam ter médio interesse na disputa oscilou de 27% para 29%. A taxa dos que dizem ter pequeno interesse pela eleição para a Câmara passou de 14% para 11%.

São Paulo, 10 de agosto de 2004.