Saltar para o conteúdo principal

Luizianne, com 57% dos votos válidos, lidera disputa em Fortaleza; Moroni atinge 43%

Eleições -

Na véspera do segundo turno da eleição para prefeito da cidade de Fortaleza, pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que a candidata do PT, Luizianne Lins, lidera a disputa, com 57% dos votos válidos (excluídos votos brancos, nulos e eleitores indecisos). Se a eleição fosse hoje, a candidata estaria eleita. Moroni Torgan (PFL) atinge 43% dos votos válidos.

A Justiça Eleitoral divulga os resultados oficiais da eleição com base nos votos válidos, excluindo brancos, nulos e abstenções.

Foram entrevistados 1540 eleitores, na sexta-feira, dia 29, e no sábado, dia 30 de outubro. A margem de erro máxima para este levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Luizianne, que teve 22,29% dos votos válidos no primeiro turno, esteve na frente durante toda a disputa no segundo. No dia 14 de outubro, a petista tinha 51% das intenções de voto (57% dos válidos); ela oscilou para 50% no dia 22 (56% dos válidos) e chega à véspera da eleição com 53% das intenções de voto (57% dos válidos).

Na véspera da eleição, 7% dos eleitores de Fortaleza não têm candidato a prefeito (4% afirmam que vão votar em branco ou anular e 3% se dizem indecisos).

Não votariam de jeito nenhum em Moroni 45%; a rejeição a Luizianne é de 34%.

Entres os que hoje têm intenção de votar em Luizianne, 6% afirmam que seu voto pode mudar até amanhã. Entre os que hoje votariam em Moroni, 7% dizem que ainda podem mudar de ideia.

Entre os que hoje votariam em Luizianne e não estão totalmente decididos, 64% dizem que votarão em Moroni, caso mudem de idéia; 34% desses eleitores votarão em branco ou anularão o voto. Entre os que têm intenção de votar no pefelista, mas admitem mudar de ideia, 80% afirmam que darão seu voto à candidata do PT, caso isso aconteça, e 20% dizem que vão anular o voto ou votar em branco.

Entre os eleitores que votariam hoje em Luizianne, 97% sabem o número (13) a ser digitado na urna eletrônica para confirmar seu voto para prefeito no dia 31 de outubro. Entre os que votariam em Moroni, 93% informam corretamente o número do candidato (25).

Para 53% dos eleitores que viram debate, Luizianne se saiu melhor

Luizianne Lins foi considerada a candidata com melhor desempenho no debate transmitido pela TV Verdes Mares na sexta-feira pelos eleitores que assistiram o programa, segundo a pesquisa do Datafolha. A petista foi considerada a melhor por 53% dos entrevistados. Moroni Torgan foi considerado o melhor por 35%.

Levando-se em consideração o total de entrevistados, inclusive aqueles que não assistiram o debate, mas podem ter sido atingidos pela repercussão do programa, 42% acham que Luizianne se saiu melhor; 28% desses entrevistados consideram que Moroni foi o melhor.

O debate foi acompanhado por 63% dos eleitores entrevistados (25% dizem ter assistido o programa na íntegra e 38% afirmam que o viram em parte).

As perguntas sobre o debate foram feitas apenas no sábado, dia 30 de outubro. Foram entrevistados 771 eleitores, e a margem de erro, nesse caso, é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 30 de outubro de 2004.

Baixe esta pesquisa