Sergio Cabral (PMDB) perde três pontos, cresce a possibilidade de segundo turno

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Denise Frossard (21%) e Marcelo Crivella (19%) continuam empatados em segundo lugar

Faltando quatro dias para as eleições, o senador Sérgio Cabral (PMDB) mantém a liderança na disputa pelo governo do estado do Rio de Janeiro. O peemedebista oscilou de 43% para 40% das intenções de voto em relação à pesquisa realizada nos dias 18 e 19 deste mês. A candidata Denise Frossard (PPS) oscilou dois pontos percentuais (de 19% para 21%) e Marcelo Crivella (PRB) passou de 15% para 19%. Frossard e Crivella continuam empatados em segundo lugar, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O Datafolha entrevistou 1344 eleitores em 39 municípios do Rio de Janeiro no dia 27 de setembro.

Eduardo Paes (PSDB) manteve 4% das intenções de voto e Vladimir Palmeira (PT) foi de 3% para 2%. Milton Temer (PSOL), Carlos Lupi (PDT) Luiz Novaes (PSDC), Alexandre Furtado (PSL) e Eliane Cunha (PRP) obtiveram 1%, cada. Thelma Maria (PCO) não atingiu 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 5% dos eleitores e 6% estão indecisos. Na pesquisa realizada nos dias 18 e 19 de setembro esses índices eram 6% e 7%, respectivamente.

Se a eleição fosse agora, Sérgio Cabral teria 45% dos votos válidos contra 23% de Denise Frossard e 21% de Marcelo Crivella. Em razão da margem de erro de três pontos percentuais, essa taxa pode ser de 42%, no mínimo, e de 48%, no máximo. Para que a disputa seja definida sem a necessidade de um segundo turno, o candidato deve ter 50% mais um do total de votos. Assim, se a eleição fosse hoje a disputa pelo governo do Rio de Janeiro iria para o segundo turno.

Na pesquisa anterior Sergio Cabral obteve 50% dos votos válidos contra 22% de Frossard e 18% de Marcelo Crivella.
Analisando-se os resultados por segmentos observa-se que a deputada Denise Frossard conquistou votos principalmente entre os eleitores com renda familiar superior a dez salários mínimos, cresceu 14 pontos percentuais nesse segmento, passou de 30% para 44%. Entre os entrevistados com nível superior a deputada cresceu seis pontos percentuais, de 36% para 42%. A candidata do PPS ganhou cinco pontos percentuais entre os eleitores que têm renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (passou de 29% para 34%) e entre os eleitores mais jovens (de 20% para 25%).
Denise Frossard supera Marcelo Crivella na capital onde tem 26% das intenções de voto contra 17% do senador. Essas taxas nos dias 18 e 19 deste mês era 23% contra 14%, respectivamente.

O candidato do PRB, Marcelo Crivella, ganhou sete pontos percentuais entre os eleitores que têm nível médio (de 14% para 21%) e entre os que têm idade entre 25 e 34 anos (de 18% para 25%). Entre os eleitores que têm renda familiar entre cinco e dez salários mínimos passou de 7% para 13%. Cresceu cinco pontos na região metropolitana (de 14% passou para 19%) e quatro pontos entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos (de 20% para 24%).

Sergio Cabral (PMDB) perdeu pontos principalmente entre os eleitores com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (passou de 42% para 34%), entre os que têm nível médio de escolaridade (de 45% para 37%). Perdeu, também, sete pontos percentuais entre os eleitores com renda familiar superior a dez salários mínimos (passou de 31% para 24%) e entre os mais jovens (de 45% para 38%). No eleitorado masculino Cabral passou de 47% para 41%, entre os eleitores com idade entre 24 e 34 anos perdeu cinco pontos (passou de 40% para 35%)

O candidato do PMDB passou de 43% para 37% das intenções de voto na região metropolitana. Na capital perdeu cinco pontos (passou de 38% para 33%). No interior ganhou seis pontos percentuais, passou de 43% para 49%.

A pesquisa revela que aumentou o conhecimento dos números dos candidatos ao governo do estado. Nos dias 7 e 8 de agosto, antes do início do horário eleitoral, apenas 12% respondiam corretamente o número de seu candidato, nos dias 18 e 19 deste mês esse índice era de 29%. No levantamento atual 39% dos eleitores respondem corretamente o número de seu candidato ao governo do estado.

Denise Frossard tem o menor índice de conhecimento do número. Dos que pretendem votar na candidata do PPS, 26% citam corretamente seu número. Esse índice era de 13% nos dias 18 e 19 de setembro e antes do início do horário eleitoral essa taxa era de apenas 5%.

Citam corretamente o número de Sergio Cabral 45% de seus eleitores, taxa que chegava a 33% nos dias 18 e 19 de setembro. Entre eleitores de Crivella a taxa de conhecimento do número é de 46%, no levantamento anterior esse percentual era de 37%.

Quando questionados sobre o grau de decisão de seu voto, 81% mostram-se totalmente decididos, contra 17% que admitem que ainda podem mudar. Dos eleitores de Sergio Cabral 84% se declaram totalmente decididos em relação ao seu voto. Entre os que pretendem votar em Marcelo Crivella esse índice é de 83% e entre os eleitores de Denise Frossard é de 82%.

Dos eleitores de Sergio Cabral que disseram que podem mudar de opinião, 36% afirmam que o candidato Marcelo Crivella teria mais chance de receber seu voto, 27% votariam na candidata do PPS e 11% em Eduardo Paes. Entre os que intencionam votar no candidato do PRB e que ainda podem mudar seu voto, 43% votariam em Cabral, 25% optariam pela deputada de PPS e 10% escolheriam Eduardo Paes.

No eleitorado de Frossard, entre os que disseram que ainda podem mudar seu voto 41% afirmam que o candidato do PMDB teria mais chances de receber seu voto, 13% optariam por Crivella, 10% votariam em Eduardo Paes e 8% escolheriam Vladimir Palmeira.

Dos eleitores que disseram votar em branco ou anular seu voto, 54% votariam em Sergio Cabral, 11% em Marcelo Crivella, 10% optariam por Luiz Novaes e 8% votariam no candidato do PT.

Entre os eleitores que declararam que ainda podem mudar seu voto, 23% afirmam que a possibilidade de mudar seu voto no próximo domingo é grande, 48% média, 27% pequena e 2% não souberam responder.

Em eventual segundo turno diminui a diferença entre Cabral e seus principais concorrentes
A vantagem do peemedebista sobre Frossard caiu de 21 para 18 pontos; sobre Crivella caiu de 31 para 26 pontos

Na simulação de um eventual segundo turno entre Sergio Cabral e Crivella, o candidato do PMDB venceria com 56% das intenções de voto contra 30% de Crivella. Na pesquisa anterior Cabral tinha 58% e Crivella 27%. A diferença entre Cabral e Crivella caiu de 31 para 26 pontos. Votariam em branco ou anulariam o voto 11% e 3% estão indecisos.

O peemedebista também venceria Denise Frossard no segundo turno, no entanto, a vantagem de Cabral sobre Frossard caiu de 21 para 18 pontos. Em relação à pesquisa realizada nos dias 18 e 19 de setembro, Cabral oscilou de 55% para 53% das intenções de voto. Denise Frossard passou de 34% para 35%. A taxa dos que votariam em branco ou anulariam o voto se manteve 8% e os indecisos permaneceram em 4%.

Na intenção de voto espontânea, resultado da primeira pergunta aplicada pelos pesquisadores, sem o estímulo dos nomes dos candidatos, observa-se que o percentual de eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado oscilou de 42% para 30% hoje.

Sérgio Cabral oscilou de 26% para 29% de menções espontâneas. Marcelo Crivella passou de 8% para 13%. Denise Frossard oscilou de 11% para 15%. Eduardo Paes manteve 2%. Vladimir Palmeira passou de 2% para 1%. Os demais candidatos não atingiram 1%

Dois terços dos eleitores não assistiram ao debate entre os candidatos ao governo do estado

A maioria dos eleitores, cerca de dois terços (65%) não assistiram ao debate realizado e transmitido pela TV Globo entre os candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro no dia 26 de setembro. Entre os que declararam que assistiram ao debate (35%),11% assistiram todo o debate e 25% assistiram pelo menos uma parte.

Na capital a taxa dos que assistiram ao debate é de 43%, entre os eleitores mais velhos essa taxa é de 40% e entre os que têm nível superior é de 52%.
Entre os que declaram votar em Denise Forssard, 45% assistiram ao debate, entre os eleitores de Crivella essa taxa é de 35% e no eleitorado de Cabral 32%.

Dos que declaram ter assistido ao debate 26% acham que Sergio Cabral se saiu melhor, para 21% Crivella foi o vitorioso e 20% citam Denise Frossard.
Quando indagados sobre o candidato que teve pior desempenho aparecem empatados Sergio Cabral e Vladimir Palmeira com 20% cada. Denise Frossard é citada por 15% e Crivella por 7% dos eleitores que assistiram ao debate.

*Jandira Feghali (PC do B) mantém vantagem sobre Dornelles (PP) na disputa pelo senado
O número de Dornelles é mais conhecido do que o número de Jandira Feghali*

A candidata do PC do B, Jandira Feghali, oscilou 31% para 35% das intenções de voto, e mantém a liderança na disputa pelo senado. Francisco Dornelles (PP) oscilou de 24% para 27% em relação à pesquisa realizada nos dias 18 e 19 deste mês. A diferença de Jandira Feghali sobre Dornelles passou de sete para oito pontos percentuais.

Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) passou de 8% para 5%. Alfredo Sirkis (PV) oscilou de 4% para 3%. Rosangela Gomes (PRB) oscilou de 1% para 2%. Carlos César (PCO), Antonio Manoel de Souza (PSL) e Dra. Edialeda obtiveram 1%, cada. Os demais candidatos não atingiram 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 8% e 16% estão indecisos.

Jandira Feghali cresceu principalmente entre os eleitores com idade entre 35 e 44 anos (de 31% para 41%), entre os que têm nível médio de escolaridade (de 33% para 40%), entre os que têm renda familiar entre dois e cinco salários mínimos (de 31% para 38%), entre os homens (de 27% para 33%).

Francisco Dornelles cresceu principalmente entre os eleitores mais jovens (de 16% para 23%), entre os que têm renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (de 26% para 32%), entre as mulheres (de 19% para 24%), entre os eleitores com idade entre 45 e 59 anos (de 24% para 29%), entre os que têm nível superior (de 17% para 22%) e entre os que têm renda familiar de até dois salários mínimos (de 23% para 28%).
Jandira Feghali tem 42% entre os que pretendem votar em Denise Frossard para o governo do estado, 40% dos votos dos eleitores de Crivella e 31% dos que votam em Eduardo Paes.

Entre os eleitores de Sergio Cabral 45% votam em Dornelles, apoiado pelo peemedebista e 30% em Jandira Feghali.

Nos dias 18 e 19 de setembro 23% respondiam corretamente o número de seu candidato ao senado, hoje esse índice é de 32%. Dos que pretendem votar em Francisco Dornelles 49% citam corretamente seu número. No levantamento anterior essa taxa era de apenas 42%.

Citam corretamente o número de Jandira Feghali 23% de seus eleitores, taxa que chegava a 16% nos dias 18 e 19 de setembro.

A intenção de voto espontânea em Jandira Feghali subiu de 14% para 21%. Francisco Dornelles é citado espontaneamente por 15%, eram 12% no último levantamento. Não souberam dizer nenhum nome 47% dos eleitores, eram 59%.