Após início do horário eleitoral, Serra tem 48%, e segue com chance de vitória no primeiro turno

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Mais eleitores de Lula votariam agora em Mercadante para governador

Os cinco primeiros dias da propaganda eleitoral dos candidatos ao governo do Estado de São Paulo não causaram impacto significativo na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, revela pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 21 e 22 de agosto, segunda e terça-feira desta semana. Em relação à pesquisa anterior, realizada nos dias 7 e 8, José Serra (PSDB) oscilou um ponto para baixo, de 49% para 48% das intenções de voto e continua liderando a disputa. Aloizio Mercadante (PT) oscilou de 17% para 18% das preferências e continua em segundo lugar. O terceiro colocado, Orestes Quércia (PMDB) se manteve com 10%. Se a eleição fosse hoje, o peessedebista estaria eleito no primeiro turno, com 59% dos votos válidos, isto é, excluídos votos nulos, em branco e os eleitores que se declaram indecisos.

Carlos Apolinário (PDT) tem 2% e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) 1% das intenções de voto. Anaí Caproni (PCO), Cláudio de Mauro (PV), Cunha Lima (PSDC), Éder Xavier (PTC), Fred Correa (PTN), Pedro Viviani (PMN), Prof. Mario Luiz Guide (PSB), Renato Reichmann (PRONA), e Tarcísio Fóglio (PSC) não atingiram 1% das menções. Sarli Jr. (PAN), cujo nome constava do cartão circular entregue aos entrevistados, não foi citado.

Se a eleição fosse hoje, 8% votariam em branco ou anulariam o voto para governador e 10% não saberiam em quem votar.

O Datafolha ouviu 1931 eleitores em 57 municípios de todo o Estado de São Paulo. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra um possível efeito da propaganda na TV: a taxa de eleitores que têm intenção de votar em Lula para presidente e no candidato de seu partido, o PT, para governador, Aloizio Mercadante, aumentou quatro pontos em relação à pesquisa anterior.

Em julho, os eleitores que votavam pela reeleição do presidente petista se dividiam: 32% optavam por Mercadante para governador e idêntico percentual pretendia votar no candidato peessedebista, José Serra. Na pesquisa seguinte, realizada nos dias 7 e 8 de agosto, a taxa dos que votariam no candidato petista para a Presidência e no peessedebista para o governo passou para 35% e a dos que preferiam uma dobradinha petista foi para 30%. Hoje, Mercadante obtém sua melhor marca entre os eleitores de seu candidato a presidente, 34%, embora ainda em situação de empate com Serra, que obtém 31% nesse segmento.

Já entre os eleitores que pretendem votar no candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, para presidente, a maioria vem demonstrando identificação com o representante do partido na disputa pelo governo estadual. A taxa dos que preferem Alckmin para a Presidência e Serra para governador era de 70% em julho, passou para 69% na pesquisa seguinte e é hoje de 73%.

Eduardo Suplicy vai a 42%

Se a pesquisa Datafolha mostra estabilidade na disputa pelo governo estadual, o primeiro levantamento sobre a eleição para o Senado após o início do horário eleitoral revela que Eduardo Suplicy (PT) ampliou sua vantagem em relação aos adversários. O percentual de eleitores que manifestam o desejo de que o petista continue representando o Estado de São Paulo como senador aumentou de 35% na pesquisa anterior para 42% hoje. A taxa de intenção de voto em Guilherme Afif (PFL) subiu de 3% para 6%. Alda Marco Antonio (PMDB) oscilou de 1% para 2%, mesmo percentual obtido por Elza (PDT), que repete taxa verificada no levantamento anterior.

Atingem 1%, cada, os seguintes candidatos: Ana Prudente (PTC), Dr. Cury (PHS), João Dárcio (PTN), João Resende (PAN), Luiz Carlos Prates (PSTU), Manoel Barbosa do Nascimento (PSC), Marcelo Reis Lobo (PSB), Paulo Piasenti (PT do B), Prof. Antonio Carlos (PCO) e Rubens Pavão (PSDC).

Foram citados, mas não atingiram 1% das menções: Domingos Fernandes (PV), Félix Gil Fernandes (PRP), Malek (PRONA), Raimundo Souza Teixeira (PRTB) e Ribamar Dantas (PMN).

A taxa de eleitores indecisos quanto a seu voto para o Senado caiu 11 pontos percentuais, passando de 35% para 24%. Têm intenção de votar em branco ou anular seu voto para senador 13% (eram 14% na pesquisa anterior).

Serra é candidato com maior audiência e melhor avaliação no horário eleitoral

A maioria dos eleitores paulistas não assistiu à propaganda dos principais candidatos ao governo do Estado. O que teve maior audiência foi justamente o primeiro colocado na disputa, José Serra: 36% afirmam ter assistido algum dia o desempenho do peessedebista na TV. Essa taxa é de 30% em relação à propaganda de Orestes Quércia e de 28% em relação aos programas de Aloízio Mercadante.

Serra é o melhor avaliado pelos que dizem ter visto os programas do candidato. Para 63%, o tucano teve um desempenho ótimo ou bom. Para 24% ele teve um desempenho regular e, para 10%, ruim ou péssimo.

Dos que viram a propaganda de Mercadante, 55% avaliam o desempenho do candidato como ótimo ou bom, 30% como regular e 12% como ruim ou péssimo.

Orestes Quércia é o que tem menor taxa de aprovação. O desempenho do candidato peemedebista na TV é considerado ótimo ou bom por 44%, regular por 34% e ruim ou péssimo por 19%.