Roberto Requião (PMDB) perde quatro pontos e fica com 50% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Faltando menos de quatro dias para as eleições, pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 27 e 28 de setembro, em 68 municípios junto a 1.280 eleitores, mostra que o atual governador Roberto Requião (PMDB) mantém a liderança na disputa com 44% das intenções de voto. O peemedebista perdeu quatro pontos em comparação com levantamento dos dias 18 e 19 de setembro. Osmar Dias (PDT) oscilou dois pontos indo de 26% para 28%. Assim a vantagem de Requião sobre Osmar Dias caiu de 25 para 18 pontos percentuais

O candidato do PPS, Rubens Bueno, passou de 9% para 10% e Flavio Arns (PT) foi de 4% para 5%. Ana Lúcia Pires (PRTB) atingiu 1%. Luiz Felipe (PSOL), Luiz Adão (PSDC), Antonio Roberto Forte (PSL), Ivo Souza (PCO), Melo Viana (PV) e Jorge Martins (PRP) não atingiram 1%, cada. Pretendem votar em branco ou anular o voto 4%, mesma taxa da pesquisa anterior e os indecisos se mantiveram em 8%.

Se a eleição fosse agora, Roberto Requião teria 50% dos votos válidos, contra 32% de Osmar Dias, 11% de Rubens Bueno e 6% de Flávio Arns. Em razão da margem de erro de três pontos percentuais, essa taxa pode ser de 47%, no mínimo, e de 53%, no máximo. Para que a disputa seja definida sem a necessidade de um segundo turno, o candidato deve ter 50% mais um dos votos válidos. Levando-se em consideração o patamar mínimo obtido pelo peemedebista, não é seguro afirmar com absoluta certeza que ele estaria eleito hoje.

O candidato à reeleição, Roberto Requião (PMDB) perdeu votos em quase todos os segmentos em comparação com o estudo de dez dias atrás. Na região metropolitana perdeu 11 pontos percentuais (de 48% para 37%), entre os eleitores do sexo masculino passou de 53% para 48%, entre os que têm entre 25 e 34 anos passou de 48% para 43% e entre os mais velhos, caiu de 54% para 45%. Entre os mais escolarizados perdeu 12 pontos, indo de 42% para 30% e entre os mais ricos ganhou 11 pontos (de 45% para 36%).

Osmar Dias ganhou cinco pontos entre os eleitores mais jovens (de 27% para 32%), seis pontos entre os mais velhos (de 22% para 28%) e cinco pontos entre os que têm nível superior (de 24% para 29%).

Dos que pretendem votar em Roberto Requião 51% sabem o número que deverá ser digitado na urna eletrônica, 2% citam números errados e 47% desconhecem o número do candidato. Entre os que pretendem votar em Osmar Dias, 30% citam corretamente seu número, contra 63% que não sabem qual número deverá ser digitado.
A maioria (80%) dos eleitores está totalmente decidido em quem votar para governador, contra 18% que ainda podem mudar de opinião. Dos eleitores de Roberto Requião 85% se dizem totalmente decididos e 14% acham que seu voto ainda pode mudar. Entre os eleitores de Osmar Dias 81% estão totalmente decididos contra 18% que ainda podem mudar de opinião.

Entre os eleitores de Requião que podem mudar de opinião, 41% optariam por Osmar Dias, outros 13% votariam em Rubens Bueno (PPS) e 12% em Flávio Arns. Dos eleitores de Osmar Dias que ainda podem mudar o voto 31% votariam em Requião, outros 30% em Rubens Bueno e 12% em Flávio Arns.

No que diz respeito à intenção de voto espontânea Roberto Requião manteve os mesmos 37% do levantamento anterior. Osmar Dias oscilou três pontos para cima, de 15% para 18%. Rubens Bueno oscilou de 3% para 6% e Flávio Arns de 2% para 4%. Os outros candidatos juntos somaram 4% de menções. Votariam em branco ou nulo 4%. Os indecisos caíram de 35% para 28%.

Na noite de terça feira aconteceu o debate entre os governadores do Paraná realizado pela TV Paranaense. Um terço dos eleitores declararam ter assistido mesmo que em parte ao debate.

Para 22% dos que assistiram ao debate Roberto Requião foi o que se saiu melhor. Osmar Dias e Flávio Bueno são citados por 17%, cada. Não souberam dizer quem se saiu melhor 23% dos entrevistados.

Dos que assistiram ao debate Luis Felipe foi considerado o pior por 22%. Roberto Requião foi considerado o pior por 12%, Osmar Dias por 7% e Melo Viana por 7%.

*Alvaro Dias (PSDB) perde seis pontos, mas mantém a liderança; Gleisi (PT) cresce nove pontos
73% desconhecem número de Alvaro Dias; 48% não sabem o número da petista*

Faltando menos de quatro dias para as eleições, Alvaro Dias (PSDB) passou de 50% para 44% das intenções de voto em relação à pesquisa realizada nos dias 18 e 19 desse mês, mas ainda mantém a liderança na disputa pelo Senado. Já a candidata Gleisi (PT) cresceu nove pontos nesse período, foi de 22% para 31%. Assim, a vantagem de Álvaro Dias para Gleisi caiu de 28 para 13 pontos em menos de dez dias.

Mussi (PPS) e Sandoval (PSC) obtiveram 2%, cada. Sandra Borges (PSL), Custódio da Silva (PRTB) atingiram 1%, cada. Prof. Ivan Bernardo (PSTU), Salamuni (PV) e Procopiak (PSDC) não atingiram 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 6% e 12% ainda estão indecisos.

Na região metropolitana Alvaro Dias perdeu oito pontos percentuais, passou de 46% para 38% e Gleisi permaneceu estável (oscilou de 28% para 29%). No interior do Estado a candidata petista cresceu 12 pontos (de 20% para 32%) e o peessedebista perdeu quatro pontos (de 51% para 47%).

Entre as mulheres Gleisi cresceu dez pontos (de 23% para 33%) e entre os homens ganhou oito pontos (de 21% para 29%). O crescimento mais expressivo se deu entre os mais jovens, nesse segmento a petista cresceu 13 pontos percentuais (de 25% para 38%).
Alvaro Dias perdeu 14 pontos entre os que têm maior renda familiar mensal (de 56% para 42%) e nove pontos entre os mais velhos (de 56% para 47%).

Dos eleitores de Lula à presidência 49% votam em Gleisi para o Senado e 33% optam por Alvaro Dias. Na pesquisa anterior 46% optavam pelo peessedebista e 31% pela petista. Gleisi conquistou votos também entre os eleitores de Roberto Requião do governo do Estado : na pesquisa anterior 25% dos eleitores do peemedebista optavam por Gleisi, hoje esse índice é de 37%.

Entre os eleitores que pretendem votar em Alvaro Dias, 73% não sabem que número devem digitar para confirmação de seu voto. Respondem corretamente 20% e 7% citam números errados.

Entre os eleitores de Gleisi, o conhecimento de seu número é maior do que o verificado entre os eleitores de Alvaro Dias; 47% respondem corretamente o número da petista, 5% dão respostas erradas e 48% não sabem que número devem digitar.

Ainda não sabem dizer em quem vão votar de maneira espontânea 43%. Alvaro Dias é citado por 26%, eram 21% na pesquisa anterior. Gleisi é lembrada por 22%, eram 14%.