Aécio tem 83% dos votos válidos, mas 44% de seus eleitores conhecem seu número

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Nilmário tem 14% dos votos válidos e 41% dos seus eleitores desconhecem seu número

A quatro dias das eleições para o governo de Minas Gerais, o candidato à reeleição Aécio Neves (PSDB) se consolida em primeiro lugar. O peessedebista oscilou um ponto para cima, indo de 73% para 74% do total de votos em comparação à pesquisa realizada em 18 e 19 de setembro. O candidato do PT Nilmário Miranda, que ocupa a segunda colocação manteve os mesmos 12%.

O Datafolha entrevistou 1442 eleitores no dia 27 de setembro eleitores em 69 municípios mineiros

Vanessa Portugal (PSTU) oscilou um ponto (de 1% para 2%). Fábio Magalhães (PRONA) e Rosane Cordeiro (PCO) mantiveram 1% das menções. Luis Tibé (PT do B) não atingiu 1%. Os indecisos oscilaram de 7% para 6% e os que pretendem votar em branco ou anular variaram de 4% pra 5%.

Considerando os votos válidos, aqueles onde se excluem os votos nulos ou em branco, Aécio Neves atinge 83% das menções, Nilmário Miranda tem14% e Vanessa Portugal atinge 2%. Fábio Magalhães e Rosane Cordeiro obtêm 1% cada.

Espontaneamente Aécio Neves é citado por 57%, cinco a mais que na pesquisa anterior. Nilmário Miranda oscilou três pontos e passou de 6% para 9%. O índice dos pretendem anular o voto ou votar em branco variou de 5% para 4% e os indecisos de 34% para 27%.
Analisando-se os resultados por segmentos observa-se que Aécio Neves conquistou votos especialmente entre os eleitores mais jovens (de 74% para 81%), entre os eleitores com o ensino médio de escolaridade subiu quatro pontos (de 74% para 78%) e entre os mais ricos cresceu cinco (de 70% para 75%). Entre os eleitores de Geraldo Alckmin a intenção de votos para Aécio chega a 89%, entre os que pretendem votar em Lula é 70% e em Heloisa Helena 80%.

Já o candidato pelo PT, Nilmário Miranda cresceu sete pontos entre os eleitores mais velhos (de 5% para 12%).

Às vésperas da eleição 44% dos eleitores de Aécio Neves não sabem que número deverá digitar na urna eletrônica para confirmar seu voto, 54% respondem corretamente do número do peessedebista e 2% dão respostas incorretas.

Entre os eleitores de Nilmário Miranda 58% sabem qual número deverão digitar na urna eletrônica, contra 41% que desconhecem esse número.

A maioria (87%) dos eleitores mineiros que já têm candidato afirmou estar totalmente decididos quanto à escolha que fizeram, outros 12% afirmam poder mudar o voto. Entre os eleitores de Aécio 89% se dizem totalmente convencidos e 10% podem mudar de opinião. Entre os de Nilmário a taxa de decididos é de 84% com 14% com chances de mudar. Entre os que disseram que votaram em branco, 73% estão decididos e 12% podem escolher algum candidato.

Entre os eleitores do tucano que podem mudar de voto, 51% votariam em Nilmário Miranda, e outros 10% em Roseana Cordeiro (PCO). Dos eleitores de Nilmário que podem mudar o voto a maioria (64%) optaria por Aécio Neves.

*Eliseu Resende (PFL) mantém a liderança
Vantagem de Eliseu para Newton Cardoso passa de 14 para 11 pontos*

Eliseu Resende (PFL) mantém a liderança na disputa pelo senado por Minas Gerais. O pefelista tem 35% das intenções de voto, mesmo índice obtido nos dias 18 e 19 desse mês. Newton Cardoso (PMDB) oscilou três pontos percentuais e agora tem 24%. A vantagem de Eliseu sobre Newton Cardoso caiu de 14 para 11 pontos percentuais em uma semana.

Ronaldo Vasconcelos (PV) oscilou de 2% para 3%. Maria da Consolação (PSOL) e Omar Peres (PDT) mantiveram os 2% que haviam conquistado cada em 18 e 19 de setembro. Os candidatos Josemar (PMN), Betão (PCO), Silvio Rodrigues (PCB) e Sarg. Ricardo Vieira (PT do B) atingiram 1%, cada. Marcílio (PRTB) e Tibé (PRP) não atingiram 1%.

Votariam em branco ou anulariam o voto 12% e 19% ainda estão indecisos.

Eliseu Resende tem 44% das intenções de voto na capital, contra 19% de Newton Cardoso.
No interior do estado o pefelista tem 32% contra 24% do peemedebista.

Entre os eleitores de Aécio Neves, 43% votam em Eliseu Resende e 22% em Newton Cardoso. Dos que pretendem votar em Nilmário Miranda 44% optam pelo candidato do PMDB ao senado e 21% pelo pefelista.

Faltando menos de quatro dias para as eleições 64% dos eleitores que têm candidato ao senado não sabem que número deverão digitar na urna eletrônica no próximo domingo. Um terço (30%) cita corretamente o número de seu candidato.

Entre os eleitores de Eliseu Resende 34% sabem o número que deverão digitar, contra 59% que desconhecem esse número e 7% dão respostas erradas.

Dos que pretendem eleger Newton Cardoso 31% sabem que deverão digitar 151 na urna eletrônica, 65% não sabem o número que deverão digitar 4% citam número incorretos.

Não sabem dizer espontaneamente em quem irão votar para senador 54% dos eleitores. Eliseu Resende é citado por 22% e Newton Cardoso por 11%.