Roberto Requião (PMDB) mantém a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Faltando menos de 15 dias para as eleições, pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 18 e 19 de setembro, em 65 municípios com 1.260 eleitores, mostra que o atual governador Roberto Requião (PMDB) mantém a liderança na disputa com 48% das intenções de voto. O peemedebista tinha 47% no início de setembro. Osmar Dias (PDT) que ocupa a segunda posição, se manteve nos 26%. O candidato do PPS, Rubens Bueno oscilou de 8% para 9% e Flavio Arns (PT) passou de 3% para 4% agora. Luiz Felipe (PSOL), Ana Lúcia Pires (PRTB), Luiz Adão (PSDC), Antonio Roberto Forte (PSL), Ivo Souza (PCO), Melo Viana (PV) e Jorge Martins (PRP) não atingiram 1%. Pretendem votar em branco ou anular o voto 4% e 8% estão indecisos, eram respectivamente 3% e 10%.

Considerando os votos válidos, aqueles onde se excluem os em branco e nulos, Roberto Requião seria reeleito no primeiro turno com 54%. A margem de erro dessa pesquisa é de três pontos percentuais. Osmar Dias teria 29%.

O candidato à reeleição Roberto Requião se destaca entre os homens (53% contra 43% entre as mulheres), entre os eleitores mais velhos (54%). Também entre os que declaram voto em Lula (62%) e entre os simpatizantes do PT e do PSDB, respectivamente 55% e 63%. Osmar Dias (PDT) tem mais votos entre os eleitores de Alckmin (38%), entre os que desaprovam o governo de Lula (35%) e entre os simpatizantes do PMDB (40%).

Dos eleitores que têm candidato para governador, um terço (31%) sabe dizer corretamente o número que irá digitar na urna eletrônica. Entre os eleitores de Roberto Requião 37% responderam corretamente o número do peemedebista. Dos que pretendem votar em Osmar Dias o índice de acerto é de19%.

Espontaneamente o atual governador é citado por 37%, índice idêntico ao obtido no levantamento anterior. Osmar Dias oscilou dois pontos para cima (de 13% para 15%). Rubens Bueno oscilou de 2% para 3% e Flávio Arns atingiu 2%. Anulariam ou votariam em branco 3%, eram 4%. Os indecisos caíram de 39% para 35%.

Em um eventual segundo turno entre Roberto Requião e Osmar Dias, o atual governador teria 54% e Osmar Dias ficaria com 38% do total de votos. No levantamento realizado no início do mês, Requião vencia Dias por 56% a 35%. Assim, a vantagem do atual governador passou de 21 para 18 pontos percentuais.

A rejeição a Requião subiu cinco pontos em 15 dias : hoje, 22% não votariam no atual governador no primeiro turno. Na pesquisa anterior essa taxa era de 15%. A rejeição a Osmar Dias ficou estável : 17%. Não votariam em Rubens Bueno 15% e 14% rejeitam Flavio Arns.Luiz Adão tem 12% de rejeição. Ivo Souza e Luiz Felipe têm 10%, cada. Não votariam de jeito nenhum em Jorge Martins, Ana Lucia Pires e Antonio Roberto Forte 9%. Votariam em qualquer um dos candidatos 16% e 3% rejeitam todos.

*Alvaro Dias (PSDB) mantém a liderança na corrida pelo senado
Gleisi (PT) sobe de 17% para 22%*

Segunda pesquisa Datafolha de intenção do voto para Senador pelo estado do Paraná, confirma a vantagem de Alvaro Dias (PSDB). O peessedebista oscilou de 49% para 50% das intenções de voto. A candidata do PT, Gleisi, cresceu cinco pontos percentuais, foi de 17% para 22%. Assim, a vantagem de Alvaro Dias sobre Gleisi passou de 32 para 28 pontos.

Mussi (PPS), Sandoval (PSC) e Custódio da Silva (PRTB) obtiveram, 2% cada. Sandra Borges (PSL) e Prof. Ivan Bernardo (PSTU) atingiram 1%, cada. Salamuni (PV) e Procopiak (PSDC) não atingiram 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 5% e 15% estão indecisos.

A preferência pelo peesedebista Alvaro Dias é maior entre eleitores mais velhos (56%), entre os mais ricos (56%), entre os que pretendem votar em Geraldo Alckmin para presidente (60%) e entre os eleitores de Osmar Dias ao governo do estado (70%).

Gleisi atinge suas maiores taxas na capital e região metropolitana (28%), entre os que têm nível médio e superior de ensino (29%,cada), entre os eleitores de Lula (31%) e entre os simpatizantes do PT (40%).

Apenas 17% dos eleitores que já escolheram um candidato ao senado sabem qual número irão digitar na urna eletrônica. O número de Gleisi é mais conhecido do que de Alvaro Dias. Dos que vão votar na petista 31% respondem o seu número, contra 62% que não sabem. Dos que pretendem votar em Alvaro Dias 83% não sabem dizer o número de seu candidato, 11% respondem corretamente e 6% dão respostas incorretas.

Não sabem dizer espontaneamente em quem vão votar para senador 55% dos eleitores paranaenses. Alvaro Dias é citado por 21% e Gleisi por 14%. No início do mês Dias era lembrado por 17% e Gleisi por 14% dos eleitores.