Lula se mantém com 56% dos votos válidos e estaria reeleito hoje

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa realizada pelo Datafolha a 12 dias da eleição mostra que o candidato do PT e atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, estaria reeleito hoje, sem necessidade de realização do segundo turno. Lula tem 50% das intenções de votos, o que representa 56% dos votos válidos, isto é, excluídos votos em branco, nulos, e os eleitores que se declaram indecisos. O petista tem 10 pontos a mais do que a soma de todos os candidatos e está 21 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 29% das intenções de voto. A candidata do PSOL, a senadora Heloísa Helena, obtém 9% das intenções de voto.

Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após a divulgação de denúncias publicadas pela revista Isto É envolvendo os peessedebistas José Serra, candidato ao governo do Estado de São Paulo, e Geraldo Alckmin, na chamada máfia dos sanguessugas, e a prisão de funcionários do PT com dinheiro que seria supostamente utilizado na compra de fotos e vídeos contra os tucanos.

Em relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 11 e 12 de setembro, foram registradas apenas variações dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Lula se manteve com a mesma taxa que obtinha semana passada e Alckmin oscilou um ponto para cima (tinha 28% das intenções de voto). Heloísa Helena continua com o mesmo percentual que tinha no levantamento anterior.

A taxa dos que citam Cristovam Buarque (PDT) oscilou de 1% para 2%. Ana Maria Rangel (PRP), que obtinha 1% na pesquisa anterior, não chega, hoje, a atingir esse percentual. Também não atingem 1%, embora tenham sido citados, José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimenta (PCO). Votariam em branco ou anulariam o voto 4% e se declaram indecisos 5%.

Foram ouvidos 7735 eleitores, a partir dos 16 anos de idade, em 353 municípios do país, nos dias 18 e 19 de setembro.

Os eleitores que têm intenção de votar pela reeleição de Lula continuam sendo os que mais demonstram saber que número devem digitar na urna eletrônica para confirmar seu voto para presidente no dia 1º de outubro: quando indagados a respeito, 60% citam o número correto (13), taxa sete pontos superior à registrada no levantamento da semana passada (53%). Entre os eleitores de Geraldo Alckmin a taxa dos que respondem corretamente o número do candidato (45) também subiu, de 37% para 43%, mas a maioria (55%) continua declarando não saber o que devem digitar na hora de confirmar seu voto. Entre os que dizem que vão votar em Heloísa Helena, 71% não sabem dizer o número da candidata (50). A taxa dos que respondem corretamente subiu de 15% para 27% em relação ao levantamento anterior.

Se houvesse um segundo turno hoje entre os dois primeiros colocados na pesquisa do Datafolha, Lula teria 55% e Alckmin ficaria com 38% dos votos. Os percentuais são idênticos aos verificados na semana passada.

A taxa dos dizem que vão votar no petista para presidente de maneira espontânea, antes que lhe sejam apresentados os nomes dos candidatos em um cartão circular, oscilou de 40% na semana passada para 41% hoje. As menções espontâneas a Alckmin subiram de 17% para 20%. Heloísa Helena é mencionada espontaneamente por 5% (eram 4% na pesquisa anterior).

No que diz respeito à rejeição aos candidatos a presidente, a pesquisa mostra oscilações dentro da margem de erro. Não votariam de jeito nenhum, hoje, em Lula no primeiro turno da eleição para presidente, 28% dos eleitores brasileiros. Eram 29% semana passada. A taxa dos que dizem não votar de forma alguma em Geraldo Alckmin se manteve em 24% e a dos que dizem que não dariam seu voto a Heloísa Helena oscilou de 28% para 27% em relação ao levantamento anterior.

Rui Costa Pimenta é rejeitado por 24% dos eleitores entrevistados. Cristovam Buarque, José Maria Eymael e Luciano Bivar obtém 23% de rejeição, cada. Ana Maria Rangel não receberia o voto, sob hipótese alguma, de 22% dos eleitores brasileiros.
Dizem que votariam em qualquer um dos candidatos a presidente 10% e não votariam em nenhum deles 3%.

O percentual de eleitores que consideram o desempenho do presidente Lula ótimo ou bom oscilou de 46% para 48% e a taxa dos que classificam o governo do petista como regular passou de 35% para 34%. Para 18% Lula está fazendo um governo ruim ou péssimo (taxa idêntica à verificada na pesquisa anterior).

A nota média atribuída ao presidente, em uma escala de zero a dez, é 6,5, a mesma que ele obtinha na pesquisa da semana passada.

Alckmin ganhou cinco pontos percentuais no Sul (passou de 34% para 39%). Lula oscilou de 35% para 36% nessa região e caiu de 53% para 47% nas regiões Norte e Centro-Oeste, nas quais Alckmin passou de 30% para 32%.

O candidato tucano à Presidência ganhou quatro pontos nas cidades localizadas no interior (passou de 27% para 31%) mas perdeu três nos municípios das regiões metropolitanas (passou de 29% para 26%).