Beto Richa (PSDB) tem 71% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa de intenção de voto para prefeito realizada pelo Datafolha em Curitiba, logo após o início do horário político gratuito na TV, revela que Beto Richa (PSDB) segue como líder isolado, com 71% das intenções de voto. Gleisi (PT) mantém a segunda posição, com 15%. Em relação ao levantamento realizado nos dias 23 e 24 de julho, o tucano oscilou um ponto percentual para baixo e a petista teve uma oscilação positiva de três pontos percentuais (de 12% para 15%).

A seguir aparecem Fabio Camargo (PTB) com 2% e Reitor Moreira (PMDB) com 1% das intenções de voto. Bruno Meirinho (PSOL), Maurício Furtado (PV), Ricardo Gomyde (PC do B) e Lauro Rodrigues (PT do B) não atingiram 1%. Declaram votar em branco ou nulo, 4% (mesmo percentual da última pesquisa). Indecisos somam 5% (antes eram 6%).

O Datafolha ouviu 848 eleitores nos dias 21 e 22 de agosto de 2008, na cidade de Curitiba. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, Beto Richa é o mais lembrado, com 57% das menções (percentual que é doze pontos acima do anterior: 45%). Gleisi subiu quatro pontos e tem 8% das preferências (antes tinha 4%). Reitor Moreira tem 1%. Fabio Camargo (que já havia sido citado na pesquisa anterior, mas sem atingir um percentual), Lauro Rodrigues e Ricardo Gomyde foram citados, mas não atingiram 1%. Outras respostas somam 3%. Votariam em branco ou anulariam o voto somam 2%, e 27% estão indecisos.

Beto Richa se destaca entre os mais velhos e os menos escolarizados; Gleisi tem melhor desempenho entre os mais jovens e os mais escolarizados

Beto Richa destaca-se entre os eleitores mais velhos (80%), entre aqueles com ensino fundamental (75%), e entre aqueles com renda acima de 10 salários mínimos (76%).

Gleisi ganhou votos entre os mais jovens (passou de 9% para 17%), entre os que possuem nível médio (de 11% para 18%), e entre os que possuem renda de dois a cinco salários mínimos (de 10% para 17%) e de mais de 10 salários mínimos (de 10% para 18%).

Se houvesse uma situação de segundo turno em Curitiba, que colocasse Beto Richa de um lado e Gleisi de outro, o tucano venceria as eleições com 71% dos votos, a petista ficaria com 22%. Tanto os que votariam em branco ou nulo, como os indecisos somam 3% cada um.

Beto Richa é o menos rejeitado

Fabio Camargo continua como o candidato mais rejeitado pelos eleitores curitibanos: 26%, no levantamento anterior esse percentual era de 19%. Gleisi é rejeitada por 20%, um crescimento de cinco pontos percentuais (antes eram 15%). Reitor Moreira aparece em seguida, com 18%, anteriormente, eram 10% que o rejeitavam. Bruno Meirinho é rejeitado por 15% (antes eram 6%). Lauro Rodrigues tem uma rejeição de 14% (era 6%), Mauricio Furtado é rejeitado por 12% (era 10%) e Ricardo Gomyde tem uma rejeição de 10% (era 7%). Beto Richa é o menos rejeitado: 7%, a taxa anterior era de 6%. Votariam em qualquer um deles, ou não rejeitam nenhum, 12%. Rejeitam todos ou não votariam em nenhum, 3%.

O percentual dos que acreditam que Beto Richa ganhará as eleições municipais é de 85%. Em relação à candidata Gleisi, 5% acreditam em sua vitória. Não sabem dizer quem vencerá em outubro, 8%.

Dos eleitores entrevistados, 55% sabem qual número digitar na urna eletrônica para votar em seu candidato. Já 42% não sabem o número a ser digitado, e 3% responderam de forma incorreta o número do candidato.

Dos eleitores de Beto Richa, 61% sabem o número do candidato. Entre os eleitores de Gleisi esse índice é de 47%.

53% têm algum tipo de interesse pelo horário eleitoral

Dos eleitores curitibanos, 53% têm interesse no horário da propaganda política na TV, seja muito interesse (14%) ou um pouco de interesse (39%). Outros 46% não têm nenhum interesse.

A maioria (67%) de eleitores não assistiu ao horário eleitoral dos candidatos, contra 33% que disseram ter acompanhado a propaganda na televisão.

Indagados se o horário eleitoral tem importância na decisão de seu voto, 43% o considera nada importante, para 28% é um pouco importante, e outros 28% consideram a propaganda eleitoral muito importante.

81% aprovam gestão de Beto Richa; nota atribuída ao prefeito é de 7,7

Para 81% dos eleitores curitibanos o governo do atual prefeito, Beto Richa, é ótimo ou bom (oscilação positiva de dois pontos percentuais em relação ao levantamento de julho de 2008 e de seis pontos em relação ao de novembro de 2007). Consideram-no regular 14% (antes eram 16%, nos dois levantamentos anteriores), e ruim ou péssimo, 4% (mesmo percentual que o anterior). Não soube avaliar, 1%.

Entre os que avaliam o seu governo positivamente, destacam-se os mais velhos (88%) e os com renda acima de 10 salários mínimos (86%).

A média atribuída ao desempenho do prefeito foi de 7,7 (um décimo acima da nota anterior), numa escala de 0 a 10. Aqueles que atribuem uma nota entre sete de dez somam 78%, mesmo percentual da pesquisa anterior.

Curitiba, 22 de agosto de 2008