A quatro dias do segundo turno, Kassab, com 54% das intenções de voto, está 18 pontos à frente de Marta, que tem 36%; Democrata tem 60% dos votos válidos; Marta, 40%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa concluída pelo Datafolha a quatro dias do segundo turno das eleições municipais mostra que Gilberto Kassab, do DEM, atual prefeito de São Paulo, mantém vantagem sobre sua adversária, Marta Suplicy, do PT, e estaria reeleito hoje: 54% dos eleitores paulistanos votariam pela reeleição do democrata. Essa taxa é 18 pontos maior do que a dos que votariam em sua adversária, Marta Suplicy, do PT, que tem 36% das preferências.

Em comparação com a pesquisa anterior, realizada nos dias 16 e 17 de outubro, o percentual de intenção de voto em Kassab oscilou um ponto para cima (era de 53%). A taxa dos que pretendem votar em Marta oscilou um ponto para baixo (era de 37%). Assim, a vantagem do democrata sobre a petista oscilou de 16 para 18 pontos percentuais.

O percentual dos que votariam em branco ou anulariam o voto oscilou de 6% para 5% e a taxa dos que se declaram indecisos se manteve em 4%.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluídos votos nulos, em branco e os eleitores indecisos, Gilberto Kassab estaria reeleito com 60%; Marta teria 40% dos válidos. No levantamento anterior esses percentuais eram de, respectivamente, 59% e 41%.

Kassab superou Marta no primeiro turno da eleição por uma diferença de 0,82%: 33,61 a 32,79% dos votos válidos.

A terceira pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo ouviu 1919 eleitores, a partir dos 16 anos de idade, nos dias 21 e 22 de outubro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Gilberto Kassab conta com o apoio da maior parte dos eleitores que declaram ter votado, no primeiro turno, em Geraldo Alckmin, do PSDB e em Paulo Maluf, do PP.

Entre os que votaram em Alckmin, terceiro colocado no primeiro turno (teve 22,48% dos válidos), 77% afirmam que vão votar pela reeleição do atual prefeito. Entre os que votaram em Maluf, quarto colocado no primeiro turno, com 5,91% dos votos válidos, essa taxa é de 73%.

A maior parte dos eleitores que votaram em Soninha, quinta colocada, com 4,19% dos válidos, preferem Marta: 41% afirmam que vão votar em Marta, ante 34% que pretendem votar em Kassab. Dos eleitores que votaram na candidata do PPS 14% afirmam que vão anular seu voto no próximo domingo e 11% ainda estão indecisos.

A maior variação positiva para Gilberto Kassab se deu entre os eleitores que têm de 16 a 24 anos. Nesse segmento, o prefeito ganhou 11 pontos percentuais, passando de 45% para 56% das intenções de voto. Marta perdeu nove pontos entre os mais jovens, caindo de 46% para 37%.

Kassab vem conquistando ponto entre os que têm renda familiar de até dois salários mínimos por mês desde a primeira pesquisa realizada após o primeiro turno. No levantamento dos dias 7 e 8 de outubro, o democrata tinha 40% das intenções de voto nesse estrato, ante 49% de Marta. Na pesquisa dos dias 16 e 17, ele oscilou para 41% e ela variou para 48%. Hoje, com 43%, o atual prefeito empata com a candidata petista, que tem 46% entre os mais pobres.

O atual prefeito continua com larga vantagem entre os que têm renda acima de 10 salários mínimos, mas perdeu seis pontos nesse segmento, caindo de 79% para 73%. A taxa dos que têm intenção de votar em Marta entre os eleitores de maior renda oscilou de 15% para 16% e a dos que pretendem votar em branco ou anular o voto subiu de 5% para 9%.

Entre os que têm escolaridade superior, Kassab oscilou de 69% para 71%, enquanto Marta se manteve com 22%. Entre os menos escolarizados, persiste empate: o democrata oscilou de 47% para 46% e a petista variou de 43% para 44%.

Entre os eleitores que aprovam o desempenho do prefeito Kassab, 78% afirmam que vão votar por sua reeleição. Entre os que consideram o desempenho do governador José Serra, de quem o atual prefeito foi vice, ótimo ou bom, 73% pretendem votar no candidato democrata. Entre os eleitores que aprovam o governo Lula, petista, como Marta, 50% têm intenção de votar na candidata do PT, ante 43% que preferem que Kassab continue à frente da prefeitura paulistana.

O percentual de eleitores que pretendem votar em Kassab e que sabem dizer o número a ser digitado na urna eletrônica para confirmação de sua vontade no dia da eleição é de 82%. Entre os eleitores que pretendem votar em Marta, a taxa dos que respondem corretamente o número da candidata chega a 90%.

Apenas 6% dos eleitores paulistanos que têm intenção de votar em um candidato ou que pretendem votar em branco ou anular o voto admitem que ainda podem mudar sua decisão até domingo. Essa taxa é a mesma tanto entre os que têm intenção de votar em Marta quanto entre os que pretendem votar em Kassab.

Entre os que têm intenção de votar em Kassab e admitem mudar de ideia, 3% afirmam que, caso isso ocorra, votarão em Marta. Entre os que pretendem votar em Marta e não estão totalmente decididos, também são 3% os que dizem que votarão em seu adversário.

Aprovação a Kassab se mantém em 59%;
Aprovação a Serra cai três pontos

Faltando quatro dias para o segundo turno das eleições municipais, o governo do atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM, é considerado ótimo ou bom por 59% dos eleitores paulistanos. Essa taxa iguala, pela terceira vez consecutiva, recorde obtido por Paulo Maluf em outubro de 1996 (58%). Acham que o desempenho do democrata vem sendo regular 26% e, para 15%, ele vem fazendo um governo ruim ou péssimo.

Em relação ao levantamento realizado nos dias 16 e 17 de outubro, o percentual de aprovação e a taxa dos que consideram o desempenho de Kassab regular se mantiveram idênticas. A taxa dos que consideram o governo do democrata ruim ou péssimo, que era de 13%, oscilou dois pontos para cima.

A nota média atribuída ao prefeito, em uma escala de zero a dez, é 6,5. Na pesquisa anterior ela era 6,6.

O percentual dos que aprovam o governador José Serra caiu de 41% na pesquisa dos dias 16 e 17 de outubro para 38% hoje. A taxa dos que consideram o governo de Serra regular oscilou de 39% para 40% e a dos que acham que ele vem tendo um desempenho ruim ou péssimo passou de 16% para 18%.

A nota média para o governador José Serra entre o eleitorado paulistano é 5,6. Na pesquisa anterior era 5,9.

A aprovação ao presidente Lula oscilou de 55% no levantamento anterior para 53% hoje. A taxa dos que consideram o desempenho do presidente regular oscilou de 31% para 33% e a dos que consideram o governo do petista ruim ou péssimo se manteve em 13%.

Lula obtém nota média 6,7, idêntica à registrada na pesquisa anterior, e a maior já obtida por ele entre os paulistanos.

O Datafolha ouviu 1919 eleitores, a partir dos 16 anos de idade, nos dias 21 e 22 de outubro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 22 de outubro de 2008.