Saltar para o conteúdo principal

Aumenta vantagem de Tarso (PT) sobre Fogaça (PMDB)

Eleições -

Yeda Crusius é a mais rejeitada

Na primeira pesquisa de intenção de voto para governador do Estado do Rio Grande do Sul após o início da propaganda eleitoral obrigatória, Datafolha revela ampliação da vantagem de Tarso Genro sobre o segundo colocado Fogaça: em julho Genro aparecia com 35% das intenções, no início de agosto ganhou três pontos indo a 38% e agora ganhou quatro pontos em relação ao último levantamento chegando a 42% das intenções de voto. Fogaça continua no mesmo patamar de 27% de intenções desde a pesquisa de julho. A vantagem de Tarso Genro sobre Fogaça passou de 11 para 15 pontos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de agosto de 2010, com 1225 eleitores do Estado, em 47 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A atual governadora e candidata à reeleição pelo PSDB, Yeda Crusius aparece com 14% das intenções de voto seguida por Pedro Ruas, do PSOL, com 1%. Julio Flores, do PSTU, Schneider, do PMN, Montserrat Martins, do PV, Humberto Carvalho do PCB, Aroldo Medina, do PRP e Professor Guterres, do PRTB, foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Os nomes de todos os candidatos oficialmente registrados no TSE estavam nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo 4% dos entrevistados e 13% ainda não sabem em quem votar.

Na capital Porto Alegre, Genro mantém a vantagem sobre Fogaça, ali 46% dos eleitores votariam no candidato do PT e 26% no candidato do PMDB. Yeda aparece com apenas 12% das intenções. Entre os eleitores da região metropolitana, 44% votariam em Genro, 26% em Fogaça e 13% em Yeda. Já no interior, Yeda aparece com seu melhor índice, com 15% das intenções de voto; Fogaça teve 27% e Genro 40% das intenções.

Quanto à escolaridade, a preferência pelo candidato do PT aumenta quanto maior o nível educacional: entre aqueles com ensino fundamental, 38% afirmaram votar no candidato, entre aqueles com nível médio, o índice sobe para 43%, e entre os mais escolarizados, a taxa sobe para 51%.

Quanto à identificação partidária, entre aqueles que citaram o PT como a sigla preferida, 75% afirmaram votar no candidato do partido e entre aqueles que citaram o PMDB, 18% preferem o ex-ministro Genro. Entre aqueles que disseram votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente do Brasil, 64% afirmaram votar também em Tarso Genro, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), esses números são 27% e 32%, respectivamente.

Fogaça recebe mais votos entre os mais jovens, com 33% das intenções e entre aqueles com ensino médio 28% votam no candidato do PMDB. Quanto à preferência partidária entre aqueles que afirmaram possuir afinidades com o PMDB, 51% disseram preferir Fogaça, entre aqueles que citaram o PT, 9% votam no candidato do PMDB. Entre os eleitores que disseram votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente, 16% afirmaram votar em Fogaça, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), esses números são 40% e 34%, respectivamente.

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos ainda é alto o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governado do Estado do Rio Grande do Sul, chegando a 47% do total. Tarso Genro aparece na frente, com 25% das citações seguido por Fogaça com 12% das intenções de voto. A atual governadora Yeda Crusius cai para terceiro lugar e aparece com 10%. Schneider, Humberto Carvalho e Pedro Ruas foram citados mas não chegaram a 1%. Outras respostas somaram 3% e 2% afirmaram votar em branco.

Atual governadora e candidata à reeleição no estado do Rio Grande do Sul pelo PSDB, Yeda Crusius é rejeitada por 47% dos entrevistados, seguida Fogaça, do PMDB, com 16% e por Tarso Genro, do PT, com 13%. Seguem Julio Flores (PSTU) e Pedro Ruas (PSOL) com 9%, Aroldo Medina (PRP) com 7%, Schneider (PMN) Humberto Carvalho (PCB) Montserrat Martins (PV) com 6% cada um e Professor Guterres (PRTB) com 5%. Ainda, 9% dos entrevistados votariam em qualquer candidato e 3% não votariam em nenhum. A rejeição a Yeda Crusius subiu cinco pontos em relação à última pesquisa.

A rejeição à governadora se concentra entre os moradores da capital e região metropolitana (50%), entre os mais jovens (57%), entre aqueles com ensino médio (51%) e superior (52%), entre os eleitores do PT (62%). Entre os eleitores de Dilma Rousseff, 56% rejeitam Yeda, entre os de Marina Silva a taxa de rejeição é de 43% e entre os eleitores de José Serra é de 43%.

Também foi perguntado aos entrevistados em quem votariam no segundo turno se a disputa para governador do Estado do Rio grande do Sul ficasse entre Fogaça e Tarso Genro. Dos entrevistados, 50% responderam que votariam no petista e 38% escolheriam Fogaça. Votariam em branco ou anulariam o seu voto 5% dos entrevistados e 7% ainda não sabem. No levantamento anterior Tarso tinha 48% contra 38% de Fogaça.

*Disputa indefinida na corrida para o senado
Ana Amélia ganha 11 pontos *

Pesquisa realizada pelo Datafolha revela que a candidata Ana Amélia Lemos, do PP, cresceu 11 pontos percentuais e agora está empatada com Rigotto do PMDB e Paim, do PT. Ana tem 44% das intenções de voto, o ex-governador Rigotto tem 42% e Paim tem 38%. Considerando a margem de erro da pesquisa que é de três pontos percentuais para o total da amostra, Ana Amélia, Rigotto e Paim estão tecnicamente empatados.

Nas pesquisas anteriores o quadro dos três principais concorrentes estava assim: em julho Rigotto liderava com 41% das intenções, no início de agosto ganhou dois pontos indo a 43% e agora oscila um ponto, chegando a 42%. Ana Amélia Lemos tinha, no mesmo período, 33%, no início do mês permanecia com a mesma taxa e agora ganha onze pontos indo a 44%. Paim, do PT, tinha 37% das intenções de voto, perdeu dois pontos indo a 35% e agora ganhou três pontos, indo a 38% das intenções.

Abgail Pereira (PCdoB) tem 4% e José Schneider (PMN) tem 3%. Vera Guasso (PSTU) e Lucas (PSOL) aparecem em seguida com 2% dos votos, Professor Marcos Monteiro (PV) Luis Carlos Drehmer (PCB) Roberto Gross (PTC) Berna Menezes (PSOL) receberam 1% das citações, cada.

No total de votos de toda a região metropolitana a candidata do PP aparece com 47% das intenções, Paim com 40% e Rigotto com 39%. Na Capital Ana Amélia tem 43%, Paim 41% e Rigotto 39%. No interior, o candidato do PT vai a 37% das intenções, Rigotto aparece com 43% empatado na margem de erro com Ana Amélia, que aparece com 42%.

Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 7% dos entrevistados e para as duas vagas 4% dos entrevistados. Não sabem para quem vai votar em uma das vagas, 34% dos entrevistados e 17% não sabe para quem votar nas duas vagas para o senado.

O Datafolha ouviu 1225 eleitores no estado do Rio grande do Sul, durante os dias 23 e 24 de agosto e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 25 de agosto de 2010.

Baixe esta pesquisa