Saltar para o conteúdo principal

Aumenta vantagem de Beto Richa (PSDB) sobre Osmar Dias (PDT)

Eleições -

O prefeito de Curitiba e candidato do PSDB ao governo, Beto, segue na liderança pela disputa pela eleição de outubro com 46% das intenções de voto, revela pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 09 e 12 de agosto, antes do início do horário eleitoral. Pretendem votar em branco ou anular o voto 2% e 16% não souberam responder. Foram ouvidos 1221 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, em 46 municípios do Estado do Paraná, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato Beto Richa tinha 43% das intenções de voto na pesquisa anterior, realizada entre os dias 20 e 23 de julho, oscilou positivamente três pontos, chegando a 46% em agosto. O pedetista Osmar Dias tinha 38% das intenções em julho e oscilou negativamente para 34%. A vantagem de Beto Richa sobre Osmar Dias aumenta de cinco para doze pontos percentuais. Os candidatos Paulo Salamuni (PV), Amadeu Felipe (PCB), Robinson de Paula (PRTB), Avanilson (PSTU) e Bergmann (PSOL) foram citados, mas não atingiram 1%, cada.

Na capital e região metropolitana Beto Richa chega a 60% contra 23% de Osmar Dias (PDT), na pesquisa passada esses percentuais eram 65% e 22%, respectivamente. No interior os candidatos aparecem tecnicamente empatados, Beto Richa com 40% e Osmar com 39%, sendo que na pesquisa passada Osmar Dias liderava com 45% das intenções contra 35% de Beto Richa. Na capital, Curitiba, o prefeito Beto Richa chega a 68% das intenções de voto, enquanto Osmar tem apenas 20%.

Quanto ao desempenho dos principais candidatos por segmento do eleitorado, observa-se que Beto Richa (PSDB) ganhou nove pontos entre os eleitores que têm entre 16 a 24 anos, passando de 47% para 56% dentro desse estrato. Entre os eleitores com média escolaridade o peessedebista passou de 43% para 51%.

Osmar Dias se destaca entre o eleitorado de 35 a 44 anos (39%) na pesquisa passada o pedetista tinha 38% das intenções nesse segmento. Entre os jovens, Osmar perdeu 10 pontos percentuais, tinha 40% das intenções na pesquisa passada e agora tem 30% das intenções nesse estrato. Entre os eleitores com nível médio de escolaridade o candidato perdeu nove pontos (tinha 41%, agora tem 32%). Entre os eleitores com renda familiar de mais de cinco até dez salários mínimos o candidato caiu nove pontos, passando de 42% para 33% das intenções.

Entre os que votam em José Serra (PSDB) para presidente, 55% votam no candidato do PSDB, 30% votam em Osmar Dias (PDT). Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT), 47% votam em Osmar Dias e 41% em Beto Richa.

A intenção de voto espontânea em Beto Richa passou de 19%, em julho, para 25% hoje, chegando a 46% na capital. Osmar Dias ganhou cinco pontos, passando de 10% para 15%. No interior, Beto teve 19% e Osmar 16% das menções espontâneas. Dizem votar em branco ou anular o voto 2% dos eleitores. A taxa dos eleitores que não sabem dizer espontaneamente em quem vão votar em outubro caiu de 65% para 55%.

O candidato Osmar Dias (PDT) é rejeitado por 15% dos eleitores, mantendo o índice obtido na pesquisa passada. Em seguida, aparecem: Paulo Salamuni (PV) e Amadeu Felipe (PCB) com 11%, cada, Robinson de Paula (PRTB), Beto Richa (PSDB) e Avanilson (PSTU) com 10%, cada e Bergmann (PSOL) com 8%. Afirmam que não rejeitam nenhum 15% dos eleitores e 39% não souberam responder. Osmar é rejeitado por 20% dos eleitores da capital e região metropolitana, entre os eleitores com nível superior de escolaridade a rejeição é de 23%, essa taxa é de 20% entre os mais jovens. O candidato do PSDB, Beto Richa, é rejeitado por 13% dos eleitores que tem entre 35 e 44 anos, e por 13% dos eleitores do sexo masculino.

Considerando um eventual segundo turno entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), a disputa seria acirrada, o candidato do PSDB teria 47% dos votos contra 38% de Osmar Dias. No interior, Osmar Dias teria 44% contra 40% de Beto. Na capital e região metropolitana o cenário é bem diferente, o prefeito de Curitiba teria 65% contra 24% de Osmar Dias. Votariam em branco ou anulariam o voto 3% e 12% não souberam responder.

*Requião (PMDB) segue na liderança por uma das vagas para o senado
Gleise se mantém na segunda posição*

O ex-governador, Roberto Requião (PMDB), segue na liderança na disputa para o senado com 49% das intenções, com oscilação negativa de um pontos em relação à pesquisa de julho, quando obteve 50% de intenções de voto. Gleise do PT segue em segundo com 31%, a candidata ganhou três pontos em relação à pesquisa passada (28%). Na sequência aparecem os candidatos Roberto Barros (PP) com 15% (tinha 19%) e Gustavo Fruet (PSDB) com 13% (tinha 16%).

Mais atrás estão os candidatos: Gilberto (PCB) com 3%, Rubens Hering (PV), Valmor (PSOL) e Professor Piva (PSOL) com 3%, cada, Sargento Qe Pedroso (PRTB), Sargento Jensen (PRTB) e Irineu Fritz (PT do B) com 1%, cada. Timossi (PSTU) foi citado mas não atingiu 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 10%, mais da metade dos eleitores não souberam responder (69%).

Requião atinge 44% das intenções na capital e região metropolitana, Gleise (PT) aparece com 42% e Gustavo Fruet com 27%.

No interior do estado Requião lidera com 51% das intenções, Gleise tem 27%, Ricardo Barros alcança 18%, Gustavo Fruet tem apenas 7% nesse segmento. Na pesquisa passada esses candidatos obtiveram 55%, 21%, 24% e 9% de menções, respectivamente, no interior.

Entre os eleitores de 25 a 34 anos, 55% votam em Requião. Gleise atinge 35% entre dos eleitores de 35 a 44 anos.

No segmento dos eleitores que declaram renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos, Gleise tem 35% das intenções, Requião tem 34% e Gustavo Fruet 27%, na pesquisa de julho essas taxas eram 38%, 46% e 25%, respectivamente. Requião perdeu doze pontos nesse segmento, Gleise perdeu três. Entre os eleitores com renda familiar de dois a cinco salários mínimos 49% votam no peemedebista e 36% votam em Gleise.

Roberto Requião atinge 61% das intenções de voto entre os que têm intenção de votar em seu colega de coligação, Osmar Dias, para o governo estadual. Entre os que pretendem votar em Beto Richa, 49% votam no peemedebista. Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT) 59% votam em Requião, entre os eleitores de José Serra (PSDB) 49% afirmam votar no ex-governador.

Gleise Hoffmann (PT) atinge 36% de menções entre os que votam em Osmar Dias, parceiro de chapa da candidata, para o governo. Entre os eleitores que dizem votar em Beto, 35% votam na petista. Entre os eleitores de Dilma, 41% votam em Gleise e dos que votam em Serra, 27% votam na candidata.

São Paulo, 13 de agosto de 2010.

Baixe esta pesquisa