Saltar para o conteúdo principal

Eduardo Campos (PSB) atinge 78% dos votos válidos

Eleições -

62% dos eleitores de Campos conhecem seu número de urna

Às vésperas das eleições, Datafolha revela manutenção da vantagem de Eduardo Campos sobre o segundo colocado Jarbas: em julho Campos aparecia com 59% das intenções de voto, no início de agosto ganhou três pontos indo a 62%, no final daquele mês ganhou cinco pontos em relação ao levantamento anterior, chegando a 67%. No início de setembro o socialista perdeu quatro pontos indo a 63%, depois recuperou os quatro pontos perdidos voltando a 67%. Na pesquisa anterior ganhou mais cinco pontos chegando a 72% das intenções de voto e agora oscila três pontos chegando a 69%. Jarbas, no mesmo período tinha 28% perdeu sete pontos e foi a 21%, depois variou dois pontos chegando a 19% das intenções. No início de setembro oscilou dois pontos alcançando 21%, depois atingiu 20% das citações, perdeu cinco pontos indo a 15% das intenções de voto na semana passada e agora oscilou três pontos chegando a 18% das intenções.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de setembro de 2010, com 1172 eleitores do Estado, em 43 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O candidato Edilson Silva (PSOL) chegou a 2% das citações. Sérgio Xavier (PV), Fernando Rodovalho (PRTB) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Jair Pedro (PSTU) não foi citado. Todos os candidatos com nomes oficialmente registrados no TSE estavam nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo 4% dos entrevistados e 7% ainda não sabem em quem votar.

No interior, Eduardo Campos tem 70% das preferências dos eleitores e 15% preferem votar em Jarbas. Entre os eleitores da capital, 63% afirmaram votar no candidato do PSB e 25% no peemedebista.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são excluídos, Eduardo Campos alcança 78% e Jarbas 20%. Na pesquisa anterior Campos tinha 81% e Jarbas tinha 17% dos votos válidos.

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos, o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado do Pernambuco é de 23% do total. Eduardo Campos aparece na frente, com 57% das intenções seguido pelo senador Jarbas Vasconcelos, com 10% das intenções de voto. Outras respostas somaram 6% e 4% pretendem votar em branco ou nulo.

Senador, ex-governador e atual candidato ao Governo do Estado do Pernambuco pelo PMDB, Jarbas é rejeitado por 37% dos entrevistados. Edilson Silva, do PSOL, é rejeitado por 31% seguido por Fernando Rodovalho, do PRTB, rejeitado por 30% dos entrevistados. Jair Pedro, do PSTU, e Sérgio Xavier, do PV aparecem juntos com 29% das citações. Roberto Numeriano, do PCB, é rejeitado por 28% e o Governador Eduardo Campos aparece na lanterna, com 7% de rejeição. Votariam em qualquer um 6% dos entrevistados, 2% disseram rejeitar todos os candidatos e 17% não sabem.

Considerando um eventual segundo turno entre Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos, a maioria (74%) votaria pela reeleição de Campos, 19% escolheriam Jarbas, 3% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 4% ainda não sabem.

Faltando menos de duas semanas para o primeiro turno da eleição para governador, 40% dos eleitores pernambucanos que declaram ter um candidato a governador ainda não sabem o número que digitará para confirmar o voto no escolhido. Respondem corretamente 54%, 3% dão respostas incorretas, mesmo taxa dos que não sabem como anular o seu voto.

Os eleitores que têm intenção de votar no governador Eduardo Campos são os que demonstram maior conhecimento do número do seu candidato (40): 62% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto no dia 3 de outubro. Dos eleitores de Jarbas, 33% conhecem o número do candidato. Na pesquisa anterior esse índice era de 57% entre os eleitores do socialista e 36% entre os eleitores do peemedebista. Na pesquisa do início de setembro, as taxas eram 48% e 21% respectivamente.

*Humberto Costa (PT) lidera disputa pelo senado
Monteiro (PTB) se isola em segundo lugar*

O ex-ministro Humberto Costa, do PT, mantém a liderança na disputa pelo senado com 50% das intenções de voto. Armando Monteiro (PTB) confirma segundo lugar, com 42% das intenções e o senador Marco Maciel (DEM) aparece em terceiro com 31%.

Em julho Costa tinha 42% das intenções, indo a 40% no início de agosto e 44% no final daquele mês. No início de setembro permanecia com a mesma taxa, depois oscilou três pontos chegando a 47%, depois ganhou cinco pontos indo a 52% das intenções e agora está com 50%. Monteiro tinha 29%, foi a 25%, depois voltou aos 29%. No início de setembro o petebista oscilou um ponto, depois ganhou mais dois indo a 32%. Na pesquisa anterior ganhou dez pontos chegando a 42% e agora permanece com o mesmo índice e isola-se em segundo lugar.

Maciel tinha, no mesmo período, 40% das intenções, no início de agosto perdeu cinco pontos e foi a 35% e ao final do mesmo mês oscilou dois pontos chegando a 33% das intenções. No início de setembro oscilou mais um ponto, na pesquisa anterior chegou a 34%, depois perdeu três pontos indo a 31% das intenções de voto, índice que não se alterou no levantamento atual.

Raul Jungmann, do PPS, aparece com 11% e os candidatos Renê Patriota (PV), Hélio Cabral (PSTU), Jerônimo Ribeiro (PSOL), Simone Fontana (PSTU), Lairson Lucena (PRTB) e Danúbio Aguiar (PCB) aparecem com 1% das intenções, cada. Todos os nomes dos candidatos oficialmente registrados no TSE estavam presentes nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 9% dos entrevistados, para as duas vagas 7%, 26% não sabem em quem votar para uma das vagas e 18% para as duas vagas.

O Datafolha divulga também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos, nulos e indecisos são excluídos. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo dos votos válidos, Costa alcança 36% das preferências, Monteiro aparece com 30% e Maciel chega a 22%. Na pesquisa anterior o petista tinha 37%, o demista tinha 30% e o petebista tinha 22%.

O Datafolha ouviu 1142 eleitores no estado do Pernambuco, entre os dias 28 e 29 de setembro e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo 29 de setembro de 2010

Baixe esta pesquisa