Saltar para o conteúdo principal

Eduardo Campos (PSB) atinge 81% dos votos válidos

Eleições -

57% dos eleitores de Eduardo Campos conhecem seu número de urna

A menos de duas semanas das eleições, Datafolha revela nova ampliação da vantagem de Eduardo Campos sobre o segundo colocado Jarbas: em julho Campos aparecia com 59% das intenções de voto, no início de agosto ganhou três pontos indo a 62%, no final daquele mês ganhou cinco pontos em relação ao levantamento anterior, chegando a 67%. No início de setembro o socialista perdeu quatro pontos indo a 63%, na pesquisa da semana passada o candidato recuperou os quatro pontos perdidos voltando a 67% e agora ganha mais cinco pontos chegando a 72% das intenções de voto. Jarbas, no mesmo período tinha 28% perdeu sete pontos e foi a 21%, depois variou dois pontos chegando a 19% das intenções. No início de setembro oscilou dois pontos alcançando 21%, na semana passada atingiu 20% das citações e agora perdeu cinco pontos indo a 15% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de setembro de 2010, com 1101 eleitores do Estado, em 38 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O candidato Edilson Silva (PSOL) chegou a 1% das citações. Sérgio Xavier (PV), Jair Pedro (PSTU), Fernando Rodovalho (PRTB) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Todos os candidatos com nomes oficialmente registrados no TSE estavam nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo 3% dos entrevistados e 8% ainda não sabem em quem votar.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são excluídos, Eduardo Campos alcança 81% e Jarbas 17%. Na pesquisa anterior Campos tinha 76% e Jarbas tinha 22% dos votos válidos.

No interior, Eduardo Campos tem 73% das preferências dos eleitores e 13% preferem votar em Jarbas. Entre os eleitores da capital, 69% afirmaram votar no candidato do PSB e 22% no peemedebista.

Eduardo Campos é escolhido por 74% do eleitorado que tem nível superior, por 75% dos eleitores de 16 a 24 anos e por 78% dos eleitores que ganham de cinco a dez salários mínimos.

Jarbas obtêm seus melhores índices entre o eleitorado simpatizante do PMDB (48%) e obtém seus piores índices entre os entrevistados de nível superior (10%) e entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos (9%).

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos, o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado do Pernambuco é de 25% do total. Eduardo Campos aparece na frente, com 56% das intenções seguido do senador Jarbas Vasconcelos, com 10% das intenções de voto. Outras respostas somaram 4%, mesmo índice daqueles que pretendem votar em branco ou nulo.

Senador, ex-governador e atual candidato ao Governo do Estado do Pernambuco pelo PMDB, Jarbas é rejeitado por 40% dos entrevistados. Fernando Rodovalho, do PRTB, é rejeitado por 34% dos entrevistados, Sérgio Xavier, do PV é rejeitado por 32%. Edilson Silva, do PSOL, é rejeitado por 30%, Roberto Numeriano, do PCB, e Jair Pedro, do PSTU aparecem juntos com 29% das citações. O Governador Eduardo Campos aparece na lanterna, com 7% de rejeição. Votariam em qualquer um 6% dos entrevistados, 2% disseram rejeitar todos os candidatos e 15% ainda não sabem em quem votar.

Também foi perguntado aos entrevistados em quem votariam no segundo turno se a disputa para o governo do Estado do Pernambuco ficasse entre Jarbas e Eduardo Campos. Dos entrevistados, 74% responderam que votariam pela reeleição de Campos, 19% escolheriam Jarbas, 3% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 4% ainda não sabem.

Faltando menos de duas semanas para o primeiro turno da eleição para governador, 44% dos eleitores pernambucanos que declaram ter um candidato a governador ainda não sabem como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro. Respondem corretamente 52%, 3% dão respostas incorretas e 2% não sabem como anular o seu voto. Na pesquisa anterior, a taxa dos que tinham candidato mas não sabiam o seu número era de 52%.

Os eleitores que têm intenção de votar no governador Eduardo Campos são os que demonstram maior conhecimento do número do seu candidato (40): 57% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto no dia 3 de outubro. Na pesquisa anterior esse índice era de 48%. O percentual dos que citam corretamente o número de Jarbas (15) é de 36% (21% no levantamento anterior).

*Humberto Costa (PT)) lidera disputa pelo Senado
Monteiro (PTB) assume segundo lugar*

O ex-ministro Humberto Costa, do PT, mantém a liderança na disputa pelo senado com 52% das intenções de voto. Armando Monteiro (PTB) desempata e se isola em segundo lugar, com 42% das intenções e o senador Marco Maciel, do DEM, aparece em terceiro com 31%.

Em julho Costa tinha 42% das intenções, indo a 40% no início de agosto e 44% no final daquele mês. No início de setembro permanecia com a mesma taxa, depois oscilou três pontos chegando a 47% e agora ganhou cinco pontos indo a 52% das intenções. Monteiro tinha 29%, foi a 25%, depois voltou aos 29%. No início de setembro o petebista oscilou um ponto, depois ganhou mais dois indo a 32% e agora ganhou dez pontos chegando a 42% das intenções de voto e se isolando em segundo lugar.

Maciel tinha, no mesmo período, 40% das intenções, no início de agosto perdeu cinco pontos e foi a 35% e ao final do mesmo mês oscilou dois pontos chegando a 33% das intenções. No início de setembro oscilou mais um ponto, na pesquisa anterior chegou a 34% e agora perdeu três pontos chegando a 31% das intenções.

Raul Jungmann, do PPS, aparece com 9%, Renê Patriota (PV) tem 2%, Hélio Cabral (PSTU), Jerônimo Ribeiro (PSOL), Simone Fontana (PSTU) e Lairson Lucena (PRTB) aparecem com 1% das intenções, cada. Danúbio Aguiar (PCB) foi citado mas não atingiu 1%. Todos os nomes dos candidatos oficialmente registrados no TSE estavam presentes nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 9% dos entrevistados, para as duas vagas 6%, 27% não sabem em quem votar para uma das vagas e 18% para as duas vagas.

Na região metropolitana 48% dos entrevistados preferem Costa, 32% votam em Maciel e 37% escolhem Monteiro. No interior, Humberto Costa aparece com 55%, Marco Maciel com 30% e Monteiro aparece com 46% das preferências dos eleitores. Na capital, os índices são 54%, 33% e 43%, respectivamente.

O Datafolha divulga também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos, nulos e indecisos são excluídos. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo dos votos válidos, Costa alcança 37% das preferências, Monteiro aparece com 30% e Maciel chega a 22%. Na pesquisa anterior o petista tinha 36%, o demista tinha 26% e o petebista tinha 25%.

O Datafolha ouviu 1101 eleitores no estado do Pernambuco, entre os dias 21 e 22 de setembro e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo 23 de setembro de 2010.

Baixe esta pesquisa