Saltar para o conteúdo principal

Disputa pelo senado está indefinida

Eleições -

César Borges (PR), Lídice (PSB) e Walter Pinheiro (PT) estão empatados

A menos de 20 dias das eleições, a disputa pelas duas vagas baianas ao senado está cada vez mais acirrada, é o que revela pesquisa Datafolha: César Borges (PR), com 29%, Lídice (PSB), com 28% e Walter Pinheiro (PT), com 27%, estão tecnicamente empatados. Na pesquisa anterior, de 09 de setembro, os índices eram 31%, 28% e 26% respectivamente, já caracterizando o empate técnico. José Ronaldo (DEM) oscilou um ponto percentual e agora tem 11% (era 10%). Edvaldo Brito (PTB) tem seu índice inalterado em 9%, Aleluia (DEM), que tinha chegado a 11% na pesquisa anterior, volta ao patamar anterior, de 7% e Edson Duarte (PV), obteve 3% das citações (era 4%). Surgem ainda com 2% cada, os candidatos França e Zilmar (ambos do PSOL). Com 1% das citações, Albione (PSTU).

Este ano, como são duas escolhas ao senado, dos eleitores baianos, 15% afirmam votar em branco para uma das vagas, e 10% para as duas vagas. Não sabem em quem votar para uma das vagas, 34% e para as duas vagas, 24%.

Foram ouvidos 1100 eleitores na Bahia em 43 municípios entre os dias 13 e 14 de setembro de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Votam preferencialmente em César Borges os eleitores de Paulo Souto (51%), assim como votam preferencialmente em Lídice e em Walter Pinheiro os eleitores de Dilma Rousseff (35% e 33% respectivamente). Entre os eleitores de Wagner, 40% afirmam votar em Lídice e outros 39% em Walter Pinheiro.

A partir de hoje o Datafolha passa a divulgar também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos e nulos são desconsiderados - da forma adotada pelo TSE - e os indecisos são distribuídos proporcionalmente para cada candidato, segundo seus percentuais de intenção de voto. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo dos votos válidos para o senado da Bahia, César Borges tem 25% das citações, Lídice, 24% e Walter Pinheiro, 23%. José Ronaldo aparece com 9%, Edvaldo Brito com 7%, Aleluia, com 6%. Na região metropolitana de Salvador, Lídice destaca-se, com 32%, seguida por Walter Pinheiro, com 28% e com 18%, César Borges. Já no interior, Borges tem 28%, Lídice, 20% e Walter Pinheiro, 21%.

Edson Duarte e Zilmar tem nessa circunstância 2%, cada, e com 1%, cada surgem França e Albione.

São Paulo, 16 de setembro de 2010.

Baixe esta pesquisa