Saltar para o conteúdo principal

Humberto Costa (PT) lidera disputa pelo senado

Eleições -

Monteiro (PTB) e Maciel (DEM) permanecem empatados

O ex-ministro Humberto Costa, do PT mantém a liderança na disputa pelo senado com 47% das intenções de voto. O senador Marco Maciel, do DEM, aparece com 34% seguido por Armando Monteiro do PTB, com 32% das intenções de voto. Considerando a margem de erro da pesquisa que é de três pontos percentuais para o total da amostra, Monteiro e Maciel estão tecnicamente empatados.

Em julho Costa tinha 42% das intenções, indo a 40% no início de agosto e 44% no final daquele mês. No início de setembro permanecia com a mesma taxa e agora oscilou três pontos chegando a 47% das intenções. Maciel tinha, no mesmo período, 40% das intenções, no início de agosto perdeu cinco pontos e foi a 35% e ao final do mesmo mês oscilou dois pontos chegando a 33% das intenções. No início de setembro oscilou mais um ponto e agora chega a 34%. Monteiro tinha 29%, foi a 25%, depois voltou aos 29%. No início de setembro o petebista oscilou um ponto e agora ganhou mais dois indo a 32% das intenções de voto.

Raul Jungmann, do PPS, aparece com 11%, Hélio Cabral (PSTU) e Renê Patriota (PV) têm 2%, cada. Danúbio Aguiar (PCB), Simone Fontana (PSTU) e Jerônimo Ribeiro (PSOL) aparecem com 1% das intenções, cada. Lairson Lucena (PRTB) foi citado mas não atingiu 1%. O candidato Délio Mendes, do PCB, que teve sua candidatura indeferida pelo TSE, foi incluído na atual pesquisa, mas não chegou a 1% das citações. A taxa de votos atribuída ao candidato foi incluída no total de brancos e nulos.

Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 13% dos entrevistados, para as duas vagas 8%, 28% não sabem em quem votar para uma das vagas e 20% para as duas vagas.

Na região metropolitana 44% dos entrevistados preferem Costa, 33% votam em Maciel e 26% escolhem Monteiro. No interior, Humberto Costa aparece com 48%, Marco Maciel com 34% e Monteiro aparece com 37% das preferências dos eleitores. Na capital, os índices são 48%, 34% e 37%, respectivamente.

A partir de hoje o Datafolha passa a divulgar também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos e nulos são desconsiderados - da forma adotada pelo TSE - e os indecisos são distribuídos proporcionalmente para cada candidato, segundo seus percentuais de intenção de voto. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo dos votos válidos, Costa alcança 36% das preferências, Maciel chega a 26% e Monteiro aparece com 25%.

O Datafolha ouviu 1101 eleitores no estado do Pernambuco, entre os dias 13 e 14 de setembro e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo 17 de setembro de 2010.

Baixe esta pesquisa