Saltar para o conteúdo principal

Disputa indefinida no Paraná; Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) dividem a liderança

Eleições -

Número de Beto Richa é mais conhecido do que o de Osmar Dias

Faltando menos de um mês para a eleição para governado do Paraná, nova pesquisa Datafolha mostra pela primeira vez, os principais candidatos ao governo tecnicamente empatados. Hoje, Beto Richa (PSDB), teria 45% das intenções de voto contra 40% de Osmar Dias (PDT). No levantamento passado, realizado entre os dias 8 e 9 de setembro, o prefeito da capital tinha 44% e Osmar Dias 38%.

Foram ouvidos 1246 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, entre os dias 13 e 14 de setembro de 2010, em 47 municípios do Estado do Paraná, a margem de erro para a amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato, Beto Richa, que oscilou negativamente um ponto e alcançaria 52% contra 46% de Osmar.

Os candidatos Paulo Salamuni (PV), Amadeu Felipe (PCB), Robinson de Paula (PRTB), Avanilson (PSTU) e Luiz Felipe Bergmann (PSOL) foram citados, mas não atingiram 1%, cada. A taxa de indecisos é de 11% e a soma dos que pretendem votar em branco ou anular o voto é de 3%.

Na capital e região metropolitana Beto Richa obtém 58% contra 28% de Osmar Dias, na pesquisa passada esses percentuais eram 54% e 33%, respectivamente, Beto oscilou positivamente quatro pontos e Osmar oscilou negativamente cinco pontos nesse segmento. No interior, Osmar Dias oscilou positivamente cinco pontos e obtém 45% e Beto 40%, mesma taxa do levantamento anterior. Na capital, o prefeito Beto Richa, voltou a oscilar negativamente, no começo de agosto o candidato tinha 68%, passou para 65%, para 62% e agora tem 57% das intenções de voto. Osmar oscilou positivamente um ponto e tem 26% das intenções de voto.

Beto Richa (PSDB) melhorou seu desempenho entre os mais jovens, ganhou oito pontos nesse segmento, e obtém 54% das menções. Em contraponto o candidato perdeu sete pontos entre os que têm entre 25 e 34 anos (de 51% para 44%). Nos outros segmentos as variações ocorreram dentro da margem de erro.

Osmar Dias (PDT) cresceu oito pontos entre os eleitores entre os eleitores de 60 anos ou mais (de 34% para 42%), entre os menos escolarizados ganhou sete pontos e atinge 42% das intenções de voto. O pedetista perdeu 10 pontos entre os que declaram renda familiar de mais dez salários mínimos (de 34% para 24%). As outras variações ocorreram dentro da margem de erro.

Entre os eleitores de José Serra (PSDB) para presidente, 61% votam no candidato do PSDB para o governo, 31% votam em Osmar Dias (PDT), as taxas oscilaram dentro da margem de erro. Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT), 56% votam em Osmar (eram 51% na pesquisa anterior) e 35% em Beto (eram 38%)

Ambos os candidatos oscilaram positivamente na intenção de voto espontânea. Beto Richa passou de 32% para 34% das menções, Osmar, oscilou quatro pontos, e atinge 29% das intenções de voto (tinha 25% na pesquisa passada). A taxa dos eleitores que não sabem dizer espontaneamente em quem vão votar em outubro é de 32% (era 39% na pesquisa passada).

Os candidatos Osmar Dias (PDT) e Beto Richa aparecem com índices de rejeição praticamente iguais (16% e 15%, respectivamente), no levantamento anterior ambos apresentavam o índice de 15%, cada. Em seguida, aparecem: Paulo Salamuni (PV) e Amadeu Felipe (PCB) com 14%, cada, Luiz Felipe Bergmann (PSOL) e Robinson de Paula (PRTB) com 13%, cada, e Avanilson (PSTU) com 12%. As taxas de rejeição oscilaram dentro da margem de erro. Afirmam que não rejeitam nenhum 22% dos eleitores, dizem que não votariam em nenhum apenas 2% e 23% não souberam responder.

Considerando um eventual segundo turno entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), ambos os candidatos oscilaram positivamente um ponto, o candidato do PSDB teria 49% dos votos contra 43% de Osmar Dias. No interior, os candidatos também aparecem empatados, Osmar tem 48% e Beto 44%, essas taxas eram 45% e 44%, respectivamente. Na capital e região metropolitana o prefeito de Curitiba tem 61% e Osmar tem 30%, esses índices eram 58% contra 35%, respectivamente. Votariam em branco ou anulariam o voto 3% e 6% não souberam responder.

Metade (54%) dos eleitores paranaenses não sabem citar corretamente o número do candidato que pretendem votar em 3 de outubro. Respondem corretamente 38% e dão respostas incorretas 3%. Os eleitores que têm intenção em Beto Richa são que demonstram maior conhecimento do número do candidato (45): 43% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto. O percentual dos que pretendem votar em Osmar Dias (12): 34% conhecem o número do candidato.

São Paulo, 16 de setembro de 2010.

Baixe esta pesquisa