Saltar para o conteúdo principal

Marcio Lacerda (PSB) mantém liderança após início do horário eleitoral

Eleições -

Patrus Ananias (PT) ocupa o segundo lugar, com 30%

Marcio Lacerda (PSB) mantém a liderança pela disputa a prefeitura de Belo Horizonte com 46% das intenções de voto. É o que revela pesquisa Datafolha realizada uma semana após o início do horário eleitoral gratuito de rádio e TV. Patrus Ananias está em segundo lugar, com 30%. Na pesquisa anterior, em 19 e 20 de julho, Lacerda tinha 44% e Patrus, 27%. A diferença entre os dois candidatos passou de 17 para 16 pontos percentuais.

A seguir, aparecem Vanessa Portugal (PSTU), com 3% (4% em julho) e Maria da Consolação (PSOL), com 1%, mesmo índice observado na pesquisa anterior. Pepe (PCO), Tadeu Martins (PPL) e Dr. Alfredo Flister (PHS) foram citados, porém não alcançaram 1%. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo, 10% (eram 11%) e 9% continuam indecisos (eram 12%).

Foram ouvidos 827 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, nos dias 28 e 29 de agosto de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marcio Lacerda se destaca entre os que avaliam como ótima ou boa a sua gestão à frente da prefeitura (68%). Patrus Ananias, por sua vez, destaca-se entre os eleitores mais escolarizados (39%), simpatizantes do seu partido (57%) e pelos eleitores que avaliam como ruim ou péssima a gestão de Marcio Lacerda (59%).

Na intenção de voto espontânea, situação onde não é apresentado nenhum nome de candidato, Lacerda alcança 30% após o início da campanha eleitoral de rádio e TV, tinha 16% em julho. Patrus Ananias é lembrado por 19% (eram 11%). Não souberam apontar espontaneamente nenhum candidato, 38%, esse índice era de 61% antes do início do horário eleitoral gratuito. Outros 10% pretendem anular ou votar em branco.

Patrus Ananias e Marcio Lacerda têm rejeição parecida

Pepe (PCO) é o candidato mais rejeitado pelos mineiros da capital, alcançando 33%. A seguir, com índices de rejeição muito próximos, aparecem Vanessa Portugal (PSTU), com 24% e Tadeu Martins (PPL), com 22%. A seguir, Maria da Consolação (PSOL) com 21%, Patrus Ananias (PT), com 19% e Dr. Alfredo Flister (PHS), também com 19%. Marcio Lacerda (PSB) tem 17% de rejeição. Em julho a rejeição para os candidatos eram: Pepe, 23%; Vanessa Portugal, 19%; Marcio Lacerda, 18%, Tadeu Martins, 16%. Patrus Ananias, Dr. Alfredo Flister e Maria da Consolação tinham 15% cada.

Após o início do horário eleitoral, o atual prefeito e candidato à reeleição Marcio Lacerda é conhecido por praticamente a totalidade dos eleitores da capital mineira (98%), Destes, 55% afirmam que o conhecem muito bem, 32% um pouco e 11% só de ouvir falar. Patrus Ananias é conhecido por 94%. Destes, 48% o conhecem muito bem, 32% um pouco e 13% só de ouvir falar. Conhecida por 61% do seu eleitorado, oscilando um ponto em relação a julho (60%), a candidata Vanessa Portugal é conhecida muito bem por 7%, 18% um pouco e 36% só de ouvir falar.

Marcio Lacerda é o melhor avaliado no horário eleitoral

No total, 36% dos eleitores afirmam que já assistiram a pelo menos um dos programas de TV dos candidatos a prefeito no horário eleitoral gratuito, 32% afirmam já ter assistido ao programa de Marcio Lacerda, 26% de Patrus Ananias, 10% de Vanessa Portugal, 8% de Maria da Consolação e 7% do Dr. Alfredo Flister, 6% de Tadeu Martins e 5% ao programa de Pepe. Assistiram ao horário eleitoral principalmente os mais ricos (44%), e os escolarizados, com 41% de telespectadores do horário político gratuito.

Questionados sobre qual dos candidatos está se saindo melhor no horário eleitoral da TV, a maioria dos que assistiram aos programas, cita Marcio Lacerda (56%) como o melhor. Já para 28%, o melhor programa é de Patrus Ananias e 9% dos eleitores que assistiram algum programa eleitoral de TV não souberam opinar.

Baixe esta pesquisa