Freixo sobe, mas Paes mantém folga na disputa pela Prefeitura do Rio

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

44% sabem número de candidatos preferidos

Com 54% das intenções de voto, o candidato do PMDB, Eduardo Paes (PMDB), mantém o favoritismo na disputa por um novo mandato à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro. Na comparação com levantamento realizado no final de agosto, Paes oscilou um ponto para cima, e viu seu adversário mais próximo, Marcelo Freixo (PSOL), subir de 13% para 18% na preferência do eleitorado carioca. Se a eleição fosse hoje, Eduardo Paes seria reeleito no primeiro turno.

Em seguida, na corrida eleitoral da cidade do Rio, aparecem Rodrigo Maia (DEM), com 4% (tinha 5% na última pesquisa); Otavio Leite (PSDB), com 3%; Aspásia (PV), com 2%; Cyro Garcia (PSTU), com 1%.; e Antonio Carlos (PCO) e Fernando Siqueira (PPL), que foram citados mas não atingiram 1%. Votos em branco ou nulo somam 9% (eram 13% no final de agosto), e 8% estão indecisos.

Foram ouvidos 1086 eleitores do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais, nos dias 10 e 11 de setembro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O crescimento de Freixo se deu, com mais intensidade, entre os mais jovens, mais velhos e entre aqueles com renda mensal familiar de 5 a 10 salários mínimos. Entre os eleitores de 16 a 24 anos, ele passou de 18% para 29% das indicações de voto desde o final de agosto (votos em branco, nulo ou nenhum recuaram 10 pontos nessa faixa). Na fatia do eleitorado com mais de 60 anos, a alta foi de oito pontos, de 6% para 14% (nessa fatia, Rodrigo Maia caiu cinco pontos). No segmento dos que têm renda de 5 a 10 salários, a preferência por Freixo passou de 20% para 36% (votos em branco, nulo ou nenhum caíram 14 pontos nessa faixa).

Entre os eleitores com nível superior, Paes e Freixo empatam (38% a 40%, respectivamente). O mesmo ocorre entre os eleitores com renda mensal familiar superior a 10 salários (40% para o candidato do PSOL, 39% para Paes). Nos demais segmentos, Paes lidera (no eleitorado com ensino fundamental, o candidato do PMDB vai a 61%, ante 7% de Freixo; entre aqueles com renda mensal familiar de até 2 salários, o prefeito obtém 61%, ante 8% do adversário).

Na intenção de voto espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Eduardo Paes subiu 11 pontos e agora lidera com 38% das citações. Freixo, que tinha 9% das indicações espontâneas de voto no último levantamento, aparece com 12%. Em seguida vêm Rodrigo Maia e Otávio Leite (1%, cada), e Aspásia e Cyro Garcia, que não alcançaram 1%. As menções ao "atual prefeito" somaram 4%, e o número de indecisos continua caindo (em julho, 56% diziam não indicavam espontaneamente nenhum candidato, índice que caiu para 44% no final de agosto e chega a 31% no atual levantamento). Pretendem votar em branco ou anular o voto 9%.

O Datafolha também perguntou aos eleitores sobre o conhecimento do número de urna do candidato que dizem ter a intenção de votar. De forma geral, 43% deles mencionaram corretamente o número do escolhido, índice inferior ao dos que dizem desconhecer esse número (49%). Outros 3% mencionaram números incorretos, e 5% têm a intenção de votar nulo mas dizem não saber como anular. Entre os eleitores de Maia e Otávio Leite, o índice dos que desconhecem o número de urna fica acima da média (74% e 75%, respectivamente).

REJEIÇÃO A RODRIGO MAIA ATINGE 42%

A rejeição ao candidato Rodrigo Maia subiu 11 pontos desde a última semana de agosto e chegou a 42%, ou seja, quatro em cada dez eleitores do Rio de Janeiro não votariam de jeito nenhum no candidato do DEM. Em seguida aparecem Aspásia e Cyro (rejeitados por 18%, cada), Paes (16%), Otavio Leite (15%), Fernando Siqueira (13%), Antonio Carlos (11%), e Marcelo Freixo (10%). Rejeitam todos ou não votariam em nenhum candidato 5%, enquanto 11% não rejeitam nenhum. Uma fatia de 12% não soube responder.

A rejeição a Maia subiu em todos os segmentos do eleitorado carioca, e em alguns deles ultrapassa 50%. É o caso dos mais escolarizados, fatia na qual 61% não votariam de jeito nenhum no nome do DEM. Entre aqueles com renda mensal familiar de 5 a 10 salários, sua rejeição fica em 54%, e também alcança 61% entre os eleitores com renda familiar superior a 10 salários.

71% ESTÃO DECIDIDOS SOBRE O VOTO

A maioria (71%) dos eleitores do Rio de Janeiro está totalmente decidida sobre o nome escolhido para prefeito da cidade, e 27% ainda podem mudar de opinião até a eleição (2% não souberam responder).
Líder nas intenções de voto, Paes leva vantagem também na consolidação dessa indicação: 76% de seus eleitores estão totalmente decididos sobre em quem votar para prefeito, ante 67% de certeza no eleitorado de Freixo. No eleitorado de Rodrigo Maia, esse índice fica abaixo da média (39%).

Paes também lidera como segunda opção de voto, desta vez ao lado de Freixo, entre os que ainda podem mudar o voto: 18% dizem que, caso não optassem por seu candidato preferido, escolheriam o peemedebista, e 16%, o nome do PSOL. Também foram apontados como segunda opção de voto os nomes de Rodrigo Maia (9%), Otávio Leite (7%), Cyro Garcia (7%) e Aspásia (7%), entre outros. Uma fatia de 28% não soube apontar um outro candidato.

PAES VENCERIA FREIXO TAMBÉM NO SEGUNDO TURNO

Em um eventual segundo turno entre Eduardo Paes e Marcelo Freixo, o prefeito teria 63% das intenções de voto do eleitor carioca, ante 28% do adversário. Uma fatia de 6% votaria em branco ou anulariam o voto, e 3% não souberam responder.

Entre os que dizem votar em Rodrigo Maia no primeiro turno, 56% indicaram votar em Freixo na simulação de segundo turno, e 35%, em Paes. O candidato do PSOL empata com o prefeito no segmento dos mais escolarizados (46% a 45%, respectivamente) e dos mais ricos (43% a 47%, respectivamente). Nos demais segmentos de idade, renda e escolaridade, a liderança isolada é do peemedebista no cenário de segundo turno consultado pelo Datafolha.

Para 80% dos eleitores do Rio de Janeiro, Paes será o ganhador da disputa pela prefeitura. Outros 3% dizem acreditar que Freixo será eleito, e 1%, Rodrigo Maia. Uma fatia de 14% não soube responder.

47% VIRAM PROPAGANDA ELEITORAL NA TV

Desde o início do horário eleitoral, dia 21 de agosto, 47% dos eleitores do Rio de Janeiro assistiram, ao menos em parte, o programa eleitoral dos candidatos a prefeito, índice superior aos 35% verificados em levantamento realizado na última semana de agosto. Dentre esses telespectadores, 29% dizem ter assistido, ao menos em parte, ao programa de Paes, 15%, ao de Freixo, 14%, ao de Rodrigo Maia, 12%, ao de Otávio Leite, e 11%, ao de Aspásia, entre outras propagandas com menor audiência. Há ainda 15% que dizem ter assistido aos programas de todos os candidatos.

Questionados sobre quem está se saindo melhor no horário eleitoral na TV, 58% dos telespectadores de alguma propaganda apontaram Eduardo Paes, e outros 14% indicaram Marcelo Freixo. A fatia dos que disseram que nenhum deles está se saindo bem no horário eleitoral na TV ficou em 4%, e 13% dos telespectadores não souberam responder.