Saltar para o conteúdo principal

Marcio Lacerda (PSB) mantém a liderança e abre vantagem de 18 pontos em relação ao segundo colocado

Eleições -

48% desconhecem números dos candidatos

Marcio Lacerda (PSB), em contínuo crescimento, mantém a liderança pela disputa a prefeitura de Belo Horizonte e chega a 49% das intenções de voto da cidade de Belo Horizonte. Patrus Ananias (PT) permanece em segundo lugar, com 31% das menções. Na pesquisa anterior, realizada em 28 e 29 de agosto, Lacerda tinha 46% e Patrus, 30%. A diferença entre os dois candidatos passou de 16 para 18 pontos percentuais.

Em outro patamar segue, Vanessa Portugal (PSTU), com 2%, Maria da Consolação (PSOL), Tadeu Martins (PPL) e Dr. Alfredo Flister (PHS) com 1%, cada. Pepe (PCO), foi citado, porém não alcançou 1%. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo, 8% (eram 10%) e 8% continuam indecisos (eram 9%).

Foram ouvidos 948 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, nos dias 10 e 11 de setembro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lacerda também lidera na intenção de voto espontânea, quando os eleitores respondem em quem votariam sem o auxílio de um cartão com o nome dos candidatos. Lacerda obtém 34%, crescimento de quatro pontos percentuais (tinha 30% em agosto).Patrus Ananias é lembrado espontaneamente por 22% (eram 19%).

Cerca de um terço não soube apontar espontaneamente nenhum candidato (32%), esse índice era de 38% no levantamento anterior. Outros 8% pretendem anular ou votar em branco.

Marcio Lacerda conquistou eleitores principalmente no segmento dos que têm renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (14 pontos). Nos dois últimos levantamentos, Marcio Lacerda e Patrus Ananias dividiam a liderança entre os mais escolarizados. Agora, Lacerda tem vantagem de 12 pontos sobre o petista.

O Datafolha perguntou aos eleitores qual o número do candidato que devem digitar na urna eletrônica para representar seu voto. Metade dos entrevistados (48%) não sabe qual número deverão digitar na urna para confirmar seu voto para prefeito. Em contrapartida 43% já têm em mente o número que representa o seu candidato.

O número de Marcio Lacerda é conhecido por 42% dos seus eleitores, 7% citam números errados e 51% desconhecem o número que deverão digitar para confirmar o voto em Lacerda. Entre os eleitores de Patrus Ananias, 47% conhecem o seu número, contra 52% que o desconhecem e 1% que citam números incorretos.

Pepe (PCO) segue como o candidato mais rejeitado, 30% dos eleitores não votariam no candidato de jeito nenhum (eram 33%). Vanessa Portugal é rejeitada por 25%, Tadeu Martins (PPL), por 22%, Dr. Alfredo Flister (PHS) e Patrus Ananias (PT), por 20% cada e Marcio Lacerda (PSB) e Maria da Consolação (PSOL), são rejeitados 19%, cada.

A rejeição a Marcio Lacerda oscilou três pontos em relação ao último levantamento (de 17% para 19%) e o índice dos que não votariam em Patrus passou de 19% para 20%.

68% ESTÃO TOTALMENTE DECIDIDOS EM RELAÇÃO AO SEU VOTO

A maioria (68%) dos eleitores de Belo Horizonte declarou estar totalmente decidido em relação ao seu voto para prefeito, contra 25% que alegam que ainda podem mudar de opinião. Entre os eleitores de Marcio Lacerda, o índice de certeza do voto chega a 71%. Entre os eleitores de Patrus Ananias essa taxa é de 68%.

Segundo colocado na disputa, Patrus Ananias é a segunda opção de voto de 35% dos eleitores que ainda não estão totalmente decididos. Márcio Lacerda seria a opção de 23% e 9% votariam em Vanessa Portugal.

Entre os eleitores de Marcio Lacerda que ainda não estão totalmente decididos, 60% votariam em Patrus Ananias. Entre os que pretendem votar em Patrus Ananias, 56% têm o candidato do PSB como segunda opção.

Questionados sobre quem ganhará as eleições para prefeito 2012, 63% dos eleitores de BH afirmam que será o Marcio Lacerda e 18% o Patrus Ananias. 18% não sabem dizer.

LACERDA TAMBÉM LIDERA EM SIMULAÇÃO DE SEGUNDO TURNO

À frente nas intenções de voto para o primeiro turno da disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda também é favorito no cenário de segundo turno.

Em disputa envolvendo Lacerda e Patrus, o primeiro teria 52% das intenções de voto, ante 36% do candidato petista. Votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 6%, e 6% não souberam responder.

MÁRCIO LACERDA É CONSIDERADO COMO MELHOR EM PROGRAMA ELEITORAL

A maioria dos residentes em Belo Horizonte não assistiu o horário eleitoral (58%). Dos 42% que declararam ter assistido mais da metade (52%) acha que o Márcio Lacerda está se saindo melhor no programa exibido, Patrus Ananias obteve 28% de aprovação. Maria da Consolação, Dr. Alfredo Flister e Vanessa Portugal foram citados por 1% dos eleitores. 11% não souberam opinar e 5% acreditam que nenhum candidato está se saindo melhor.

Baixe esta pesquisa