Paes mantém vantagem e venceria no primeiro turno se eleição fosse hoje

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Atual prefeito tem 65% dos votos válidos, com vantagem de 30 pontos sobre adversários somados

A dez dias da eleição, o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), mantém a vantagem sobre seus adversários e, se a eleição fosse hoje, seria reeleito no primeiro turno. O peemedebista tem 55% das intenções de voto, oscilação positiva de um ponto sobre os 54% obtidos há duas semanas. Após crescer oito pontos nas duas últimas pesquisas, o adversário mais próximo de Paes, Marcelo Freixo (PSOL), oscilou um ponto e aparece com 19%.

Em seguida aparecem Rodrigo Maia (DEM), com 4%; Otavio Leite (PSDB), com 3%; Aspásia (PV), com 2%; Cyro Garcia (PSTU), com 1%; e Fernando Siqueira (PPL), com 1%. Antonio Carlos (PCO) foi citado mas não atingiu 1%. Votos em branco ou nulo somam 8% (eram 13% no final de agosto), e 7% estão indecisos.

Nos votos válidos, Paes tem 65%, Freixo, 22%, Rodrigo Maia, 5%, e Otávio Leite, 4%, entre outros. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Foram ouvidos 1461 eleitores do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais, nos dias 25 e 26 de setembro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apesar das oscilações dentro da margem de erro para o total de intenções de voto, o levantamento traz movimentações significativas em alguns estratos do eleitorado. Entre os eleitores mais jovens, por exemplo, Paes perdeu nove pontos em relação à pesquisa de duas semanas atrás (passou de 53% para 44%). Na fatia dos que têm 60 anos ou mais, porém, ele subiu 56% para 64%. Seu adversário Marcelo Freixo ganhou seis pontos entre os eleitores de 25 a 34 anos (de 20% para 26%), mas perdeu seis pontos entre aqueles que têm de 45 a 59 anos (de 18% para 12%). Na fatia mais rica do eleitorado, com renda mensal familiar superior a 10 salários, Paes subiu oito pontos, de 39% para 47%, enquanto Freixo perdeu sete pontos (de 36% para 29%) entre os eleitores com renda de 5 a 10 salários mínimos.

Na pesquisa de voto espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Eduardo Paes aparece com 37% (ante 38% há duas semanas), e Freixo tem 14% (ante 12% no último levantamento). Foram citados espontaneamente, também, os candidatos Rodrigo Maia e Otávio Leite (1%), e Aspásia, Fernando Siqueira, Cyro Garcia, Antonio Carlos, que não atingiram 1%. Os que dizem votar "no atual prefeito" são 4%. Há ainda 29% que não souberam citar um candidato espontaneamente, e 9% que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum candidato.

O número do candidato a prefeito escolhido para votar é mencionado corretamente por 48%, ante 43% nos dias 10 e 11 de setembro. A 10 dias da eleição, 43% desconhecem o número de seu candidato, e 4% citam um número incorreto. Há ainda 4% que dizem votar em nulo mas não sabem como anular na urna eletrônica. Entre os eleitores de Paes, 53% citam corretamente seu número, índice que cai para 30% entre os que optam por Rodrigo Maia ou Otávio Leite.

RODRIGO MAIA SEGUE COMO O MAIS REJEITADO

Uma fatia de 41% dos eleitores da capital fluminense não votaria de jeito nenhum em Rodrigo Maia, que segue como o candidato mais rejeitado na disputa (na pesquisa anterior, o índice de rejeição do candidato era de 42%). Em seguida aparecem Cyro Garcia (17%), Aspásia (17%), Eduardo Paes (16%), Otávio Leite (13%), Fernando Siqueira (13%), Antonio Carlos (12%) e Marcelo Freixo (10%). A soma dos eleitores que não rejeitam nenhum candidato (11%) é maior do que a de eleitores que rejeitam todos (5%). Outros 10% não souberam responder.