Saltar para o conteúdo principal

Marcio Lacerda (PSB) mantém a liderança com vantagem de 13 pontos em relação a Patrus (PT)

Eleições -

Márcio seria reeleito com 55% dos votos válidos

Marcio Lacerda (PSB) perdeu quatro pontos percentuais, passou de 49% para 45%, mas mantém a liderança com vantagem de 13 pontos percentuais sobre Patrus Ananias (PT) que oscilou positivamente um ponto percentual, de 31% para 32%.

Comparando os atuais resultados com a pesquisa realizada em 10 e 11 de setembro, a diferença entre os dois candidatos caiu de 18 para 13 pontos percentuais.

Com resultados bem mais baixos na disputa pela prefeitura, seguem: Vanessa Portugal (PSTU), com 3%, Maria da Consolação (PSOL) e o Dr. Alfredo Flister (PHS) com 1% cada. Tadeu Martins (PPL) e Pepe (PCO), foram citados, porém não alcançaram 1%. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo, 9%, e outros 9% continuam indecisos (eram 8% em ambos os casos).

Levando em conta somente os votos válidos, Marcio Lacerda alcança 55% e seria reeleito no primeiro turno, Patrus Ananias teria 39% dos votos válidos e Vanessa Portugal 3%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Foram ouvidos 1277 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, nos dias 25 e 26 de setembro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marcio Lacerda perdeu votos principalmente entre os homens (de 49% para 43%), entre os que têm entre 25 e 34 anos (de 51% para 39%), e entre os que possuem renda mensal entre 5 e 10 salários mínimos (de 54% para 46%).

Lacerda também lidera na intenção de voto espontânea, quando os eleitores respondem em quem votariam sem o auxílio de uma lista com os nomes dos candidatos. Lacerda obtém 34%, mesmo índice observado na pesquisa anterior. Patrus Ananias foi lembrado espontaneamente por por 24%.

Outros 29% não souberam apontar espontaneamente nenhum candidato, esse índice era de 32% no levantamento anterior. Outros 8% pretendem anular ou votar em branco.

O Datafolha perguntou aos eleitores qual o número do candidato que devem digitar na urna eletrônica para representar seu voto. Os eleitores mostram-se divididos: cerca de metade dos entrevistados (45%), não sabe qual número deverão digitar na urna para confirmar seu voto para prefeito, contra 46% que já têm em mente o número que representa o seu candidato.

Entre os eleitores de Lacerda, 43% conhecem seu número, 6% citam números incorretos e 51% o desconhecem. Já entre os eleitores de Patrus, o conhecimento de seu número chega a 52%, era 47% no levantamento anterior.

REJEIÇÃO A MARCIO LACERDA E PATRUS ANANIAS FICA ESTÁVEL

Pepe (PCO) continua o candidato mais rejeitado, 34% dos eleitores não votariam no candidato de jeito nenhum (era 30%). Vanessa Portugal é rejeitada por 29%, seguida de Tadeu Martins (PPL) 28%. Dr. Alfredo Flister (PHS) é rejeitado por 24% dos entrevistados e Maria da Consolação (PSOL), 23%.

Marcio Lacerda e Patrus Ananias continuam sendo os menos rejeitados, não votariam em Patrus Ananias 21% e 20% rejeitam Marcio Lacerda. no início de setembro a rejeição a Patrus era de 20% e a de Lacerda era de 19%.

MARCIO LACERDA LIDERA TAMBÉM A SIMULAÇÃO DE SEGUNDO TURNO

À frente nas intenções de voto para o primeiro turno da disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, Lacerda também é favorito no cenário de segundo turno. Márcio teria 49% dos votos contra 37% de Patrus. Votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 8%, e 6% não souberam responder.

Na pesquisa realizada no início de setembro, Márcio Lacerda tinha 52% contra 36% de Patrus Ananias.

Baixe esta pesquisa