Saltar para o conteúdo principal

Na véspera da eleição, Geraldo Julio tem 46% dos votos válidos; diferença entre Daniel Coelho e Humberto Costa cai de 11 para 5 pontos

Eleições -

75% dos eleitores de Geraldo Julio sabem o seu número

Na véspera do primeiro turno das eleições Geraldo Julio tem 46% dos votos válidos, tinha 45% no início da semana. O candidato do PSDB, Daniel Coelho, caiu de 29% para 26% e é seguido de perto por Humberto Costa que ganhou três pontos percentuais em relação à última pesquisa e agora tem 21% dos votos válidos. A diferença entre Daniel Coelho e Humberto Costa caiu de 11 para cinco pontos nos últimos dias. Diante desse cenário, não é possível apontar qual dos dois candidatos será o adversário de Geraldo Julio no segundo turno.

Mendonça aparece a seguir com 4% dos votos válidos, Jair Pedro, Roberto Numeriano e Edna Costa, têm 1% de intenção de voto cada. Douglas Sampaio, não atingiu 1%.

Considerando os votos em branco, nulos e os eleitores indecisos, Geraldo tem 41%, Daniel 23%, Humberto Costa 19% e Mendonça 4%. Jair Pedro e Roberto Numeriano e Edna Costa, têm 1% de intenção de voto cada e Douglas Sampaio, não atingiu 1%.

Foram ouvidos 1744 eleitores de Recife, com 16 anos ou mais, nos dias 05 e 06 de outubro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Um dia antes da eleição, um quarto dos eleitores ainda não sabe o número do candidato a prefeito que deve ser digitado na urna no momento do voto (23%). Já, sete a cada dez tem conhecimento e citaram o número correto (era 69%, hoje 71%), enquanto 4% citaram errado.

Entre os eleitores de Geraldo Júlio 75% sabem seu número, entre os eleitores de Daniel Colho esse índice é de 71% e entre os que votam em Humberto Costa é de 69%.

Geraldo Júlio também seria o vencedor, caso o segundo turno fosse hoje. Nos dois cenários investigados pelo Datafolha, Geraldo Julio lidera a disputa para prefeito de Recife.

A primeira simulação foi feita entre os candidatos Geraldo Júlio e Humberto Costa. Geraldo teria 60% e Costa 28% (na pesquisa anterior era 59% contra 29%). Outros 10% votariam em branco/ nulo/ nenhum e 2% estão indeciso.

Na simulação entre Geraldo Julio e Daniel Coelho. Geraldo teria 51% das intenções ante 38% de Daniel Coelho (no levantamento anterior era: 52% contra 37%). Votariam em branco ou anulariam o voto 8% e 3% não souberam responder.

A maioria dos eleitores recifenses não assistiu ao debate realizado pela TV Globo (69%). Entre os que assistiram (31%), 10% viram o programa por inteiro e 21% em parte. Questionados sobre qual candidato se saiu melhor, seja por ter assistido ao debate ou por ouvir falar, seis a cada dez entrevistados não souberam se posicionar (57%). Dentre os que se posicionaram, 16% acham que Geraldo Julio se saiu melhor e 15% o Daniel Coelho.

Baixe esta pesquisa