Impulsionado por início do mandato, índice de aprovação de Dilma só fica atrás de Lula em melhor fase

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

A aprovação média ao governo da presidente Dilma Rousseff até o momento só é menor do que o obtido por Lula durante seu segundo mandato.

Em uma escola de pontos que vai de 0 a 200, a aprovação à atual presidente tem média de 153 pontos. Seu antecessor, entre 2006 e 2010, registrou média de 183 pontos. Esses números resultam de um índice simplificado de avaliação dos presidentes elaborado a partir da série histórica de pesquisa do Instituto Datafolha.

Para calcular o índice, subtrai-se a taxa de menções negativas (ruim/péssimo) da taxa de menções positivas (ótimo/bom); para evitar números negativos, soma-se 100 ao resultado. O índice final será um número entre 0 e 200. Se ficar acima de 100, a avaliação é considerada positiva. Abaixo de 100, negativa. O resultado de um mandato é a média de todos os índices do período.

A média geral de Dilma, no entanto, é inflada pelos números positivos alcançados na primeira metade do seu mandanto. O índice atual da petista, conforme os dados da última pesquisa (7 e 8 de maio), é 115, resultado ligeiramente positivo mas distante do ápice atingido em abril de 2012 (186 pontos).

Os índices de aprovação de todos os presidentes podem ser visualizados nesta página.