Ex-governador José Roberto Arruda lidera disputa pelo governo do DF

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha no Distrito Federal após a oficialização das candidaturas revela que Arruda (PR) lidera a corrida ao governo do estado. O ex-governador que teve sua candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal no dia 12, tem 35% das intenções de voto. A seguir parecem empatados em segundo lugar Agnelo Queiroz do PT e Rollemberg do PSB com 19% e 13%, respectivamente. Considerando a margem de erro da pesquisa que é de quatro pontos percentuais para o total da amostra, Queiroz pode ter entre 15% e 23% e Rollemberg entre 9% e 17% dos votos.

Na sequência aparecem Toninho do PSOL com 7% das intenções de voto, Luiz Pitiman (PSDB) com 4%. A candidata Perci Marrara foi citada, mas não atingiu 1%. Votariam em branco ou nulo, 12%, e 10% não souberam responder.

Foram ouvidos 736 eleitores do Distrito Federal, com 16 anos ou mais. O Datafolha realizou o estudo nos dias 12 e 13 de agosto de 2014.

Na intenção de voto espontânea, Arruda (PR) tem 25% das citações, Agnelo aparece com 16% de menções, Rollemberg (PSB) é mencionado por 6%, Luiz Pitiman (PSDB) e Toninho do PSOL com 2% cada e a candidata Perci Marrara não foi citada. Não souberam responder 34% e 13% declararam que votariam em branco ou nulo.

Agnelo Queiroz é o candidato mais rejeitado pelos eleitores do Distrito Federal, 48% não votariam no petista de jeito nenhum. Arruda, líder na intenção de voto, é o segundo mais rejeitado com 37%. A seguir aparecem empatados Toninho do PSOL com 15%, Luiz Pitiman com 14%, Rollemberg com 13% e Perci Marrara com 11%.