Ana Amélia mantém vantagem sobre Tarso na disputa pelo governo do RS

DE SÃO PAULO

Relatório Governo - RS
Relatório Senado - RS

O horário eleitoral não trouxe mudanças significativas na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, mostra a primeira pesquisa Datafolha realizada no Estado após o início da propaganda dos candidatos nos meios eletrônicos. Com 39% das intenções de voto, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) mantém a liderança na disputa, repetindo o desempenho registrado em pesquisa realizada na primeira quinzena de agosto (também tinha 39%). Em seguida aparece o atual governador, Tarso Genro (PT), que tem 31% das intenções de voto (na pesquisa anterior, 30%).

Com 10% das intenções de voto, José Ivo Sartori (PMDB) aparece em terceiro lugar, 3 pontos acima do registrado na primeira quinzena de agosto (tinha 7%). Em seguida aparecem Vieira da Cunha (PDT), com 3% e Robaina (PSol), João Carlos Rodrigues (PMN), Estivalete (PRTB) e Humberto Rodrigues (PCB), que não atingiram 1%. Votos em branco ou nulo somam 3% (ante 6% no levantamento anterior), e 14% não quiseram ou não souberam opinar (ante 14% em agosto).

Nesse levantamento, realizado entre os dias 2 e 3 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.197 eleitores em 46 municípios do Rio Grande do Sul. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, as menções à candidata Ana Amélia subiram de 13% para 21% após o início do horário eleitoral. Nessa modalidade de pesquisa, que sinaliza para uma preferência mais cristalizada pelos eleitores, a senadora do PP está empatada com Tarso Genro, que tem 18% (tinha 12% na primeira quinzena de agosto). A candidatura de Sartori foi citada por 6%, e a de Vieira da Cunha, por 1%. A fatia dos que não souberam indicar espontaneamente nenhum nome para a disputa para governador caiu de 61% para 48% entre meados de agosto e o início de setembro. Há ainda 3% que votariam em branco ou nulo (ante 7% na pesquisa anterior).

O índice mais alto de rejeição entre os postulantes ao Palácio Piratini é enfrentado por seu atual ocupante: 27% dos gaúchos não votariam de jeito nenhum em Tarso Genro, mesmo índice de agosto. Sua principal adversária neste momento é rejeitada por 13% (também igual ao levantamento anterior), em nível similar ao registrado por Estivalete (15%), Robaina (15%), Humberto Carvalho (13%), João Carlos Rodrigues (12%) e Vieira da Cunha (12%). O peemedebista José Ivo Sartori tem a menor taxa de rejeição (8%). Uma fatia de 15% votaria em qualquer um deles, 2% rejeitam todos, e 19% não opinaram.

Em um segundo turno entre Ana Amélia e Tarso, a senadora do PP teria a preferência de 49%, ante 39% do petista. A fatia de indecisos é de 8%, e 4% votariam em branco ou nulo. Na fatia dos eleitores de Sartori no 1º turno, 66% escolheriam Ana Amélia em eventual segundo turno contra Tarso, que seria escolhido por 24% dos que optam pelo peemedebista. Entre os eleitores de Vieira da Cunha, 56% votariam na candidata do PP, e 20% no atual governador.

Olívio e Lasier lideram disputa pelo Senado; Simon é o terceiro

O ex-governador Olívio Dutra (PT) tem 29% das intenções de voto para a vaga do Senado no Rio Grande do Sul, e está empatado na disputa com Lasier Martins (PDT), que também tem 29%. A entrada de Pedro Simon (PMDB) na vaga de Beto Alburquerque (PSB), que desistiu para ser candidato à vice-presidente na chapa de sua correligionária Marina Silva (PSB), não trouxe mudanças significativas na corrida pelo Senado: o peemedebista tem 15% das intenções de voto, índice próximo ao obtido por Albuquerque na pesquisa de agosto (12%).

Em seguida aparecem Simone Leite (PP), com 4%; e Júlio Flores (PSTU) e Ciro Machado (PMN), com 1% cada. O candidato Gold (PRP) não atingiu 1%, os votos em branco ou nulo somam 4%, e 17% não opinaram.