Serra e Suplicy estão empatados na disputa pelo Senado em SP

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

O ex-governador José Serra (PSDB) e o senador Eduardo Suplicy (PT) seguem empatados na disputa pelo Senado em São Paulo, com 34% e 31% das intenções de voto, respectivamente. Ambos oscilaram negativamente na comparação com pesquisa realizada na semana passada, quando tinham 35% e 32%, respectivamente.

Em seguida aparecem Gilberto Kassab (PSD), com 9%; Ana Luiza (PSTU) e Marlene Campos Machado (PTB), com 2% cada; e Fernando Lucas (PRP) e Kaka Wera (PV), com 1% cada. Os candidatos Genildo Moreira (PSB), Senador Fláquer (PRTB), Juraci Garcia (PCO) e Edmilson Costa (PCB) não atingiram 1%. A fatia de indecisos é de 10%, e 9% pretendem votar em branco ou anular seu voto.

Entre os eleitores mais jovens, Serra tem vantagem (37%), e Suplicy tem seu pior resultado (18%), em situação de empate com Kassab, que nesta faixa do eleitorado obtém seu melhor resultado (16%). O candidato do PSDB também se destaca entre os mais velhos (tem 38%, ante 29% do petista), na parcela dos mais ricos (41%, ante 33% de Suplicy) e nas cidades do interior de São Paulo (tem 39%, e Suplicy, 27%). Entre os eleitores da região metropolitana de São Paulo, incluindo os que vivem na capital, é o senador petista quem leva vantagem (tem 36%, ante 29% do tucano).

Serra obtém mais votos entre os eleitores de Alckmin (51%, contra 24% de Suplicy), enquanto o petista se sai melhor entre os eleitores de Skaf (41%, ante 24% de Serra e 16% de Kassab). Na fatia dos que declaram votar em Padilha, 68% preferem Suplicy, e 11%, Serra..

O candidato do PSDB tem vantagem tanto entre os eleitores de Marina (39%, contra 30% do senador do PT) quanto entre os que preferem Aécio (56%, e Suplicy, 20%) no plano nacional. O candidato do PT obtém votação mais significativa entre os eleitores de sua correligionária Dilma Rousseff (47%, ante 23% de José Serra).

O levantamento foi realizado pelo Datafolha entre 08 e 09 de setembro de 2014, junto a 2.046 eleitores em 56 municípios do Estado de São Paulo.