Olívio e Lasier estão empatados na disputa pelo Senado no RS

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Os dois candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Sul tiveram oscilação negativa entre a primeira e a segunda semana de setembro, e a disputa pela vaga segue sem um claro favorito até o momento. Com 27% das intenções de voto, o ex-governador Olívio Dutra (PT) disputa a liderança com Lasier Martins (PDT), que tem 26%. Na semana passada, ambos apareciam com 29%. O terceiro colocado na disputa é Pedro Simon (PMDB), que tinha 15% e oscilou para 16%.

Em seguida aparecem Simone Leite (PP), com 3%; e Júlio Flores (PSTU) e Ciro Machado (PMN), com 1% cada. O candidato Gold (PRP) não atingiu 1%, os votos em branco ou nulo somam 5%, e 20% não souberam ou não quiseram opinar.

O segmento mais disputado na eleição para o Senado no Rio Grande do Sul, neste momento, é o dos mais jovens, no qual Olívio lidera (26%), e em seguida aparecem empatados Lasier (18%) e Simon (13%), com Simone Leite obtendo intenções de voto acima da média (8%). Nesta faixa do eleitorado, Julio Flores tem 3%, e Ciro Machado, 2%.

Olívo lidera entre os eleitores que votam em Dilma (41%, contra 21% de Lasier e 15% de Simon), enquanto Lasier leva vantagem tanto entre os que votam em Marina (37%, ante 16% de Olívio e 20% para Simon) quanto entre os que optam por Aécio (36%, ante 23% de Simon e 13% de Olívio).

Nesse levantamento, realizado entre os dias 08 e 09 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1258 eleitores em 48 municípios do Rio Grande do Sul. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.