Pimentel mantém vantagem de 11 pontos sobre tucano em Minas Gerais

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Faltando menos de dez dias para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha, realizada com eleitores do Estado de Minas Gerais, mostra um cenário estável, com os candidatos apresentando oscilações nas intenções de voto. Quando são apresentados os nomes dos candidatos, Fernando Pimentel (PT) segue na liderança, com 36%, no levantamento anterior tinha 34%. Pimenta da Veiga (PSDB) tem 25% (tinha 23%), Tarcísio Delgado (PSB) têm 3% (mesmo índice anterior), Eduardo Ferreira (PSDC) e Fidélis (PSOL) têm, cada um, 2% (mesmas taxas anteriores) e Professor Tulio Lopes (PCB), 1% (mesma taxa anterior). Cleide Donária (PCO) foi citada, mas não alcançou 1% (tinha 1%).

Após cinco semanas de propaganda eleitoral na TV e no rádio, 21% estão indecisos (era 26%) e 9% pretendem votar em branco ou nulo (mesmo índice anterior).

Levando em conta somente os votos válidos, Pimentel tem 51%, Pimenta da Veiga 36% e Tarcisio Delgado 4%. Fidélis e Eduardo Ferreira têm, cada um, 3%. Professor Tulio Lopes tem 2% e Cleide Donária foi citada, mas não alcançou 1%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Considerando a margem de erro de 3,0 pontos, não é possível afirmar que Pimentel vencerá no primeiro turno.

Nesse levantamento realizado entre os dias 25 e 26 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.457 eleitores em 63 municípios do Estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

O petista obtém taxas de intenção de voto mais altas entre os moradores da capital e região metropolitana (41%, ante 34% no interior). Já, o tucano se destaca entre os mais ricos (53% ante 20% entre os mais pobres).

Na intenção de voto espontânea, Pimentel cresceu de 14% para 20% e Pimenta da Veiga oscilou de 8% para 11%. Tarcísio Delgado se manteve em 1%, enquanto, Professor Tulio Lopes, Eduardo Ferreira, Fidélis e Cleide Donária foram citados, mas não alcançaram 1%. Outras respostas chegam a 5% (era 2%), brancos ou nulos, 5% (era 7%), e indecisos, 54% (era 65%).

O candidato Fidelis segue como o candidato mais rejeitado, com 21% (era 19%). Pimenta da Veiga tem 17% (tinha 12%), Tarcisio Delgado, 15% (tinha 12%) e Cleide Donária, 14% (tinha 12%). Eduardo Ferreira tem 13% (tinha 10%), Pimentel, 12% (tinha 9%) e Professor Tulio Lopes, 12% (tinha 10%). Rejeitam todos os candidatos 5% (mesma taxa anterior), não rejeitam nenhum 13% (era 16%) e não souberam responder 26% (era 32%).

Na simulação de segundo turno entre Pimentel e Pimenta da Veiga, o petista segue na frente com 44% das preferências (tinha 42%), enquanto o tucano tem 29% (mesma taxa anterior). Nesse cenário, brancos ou nulos alcançam 10% (era 9%) e indecisos 18% (era 20%). O petista obtém suas maiores vantagens, sobretudo, entre os que têm 25 a 34 anos (49% a 25%). Já o tucano, entre os mais ricos (49% a 31%).

Anastasia segue na liderança da disputa por Senado

Antônio Anastasia (PSDB) segue na liderança para o senado de Minas Gerais, com 41% das preferências. Na pergunta estimulada, a taxa de intenção de voto no tucano segue estável - no início do mês tinha 44% e há duas semanas, o mesmo índice. Já, seu principal concorrente ao senado, Josué Alencar (PMDB) cresceu de 12% (no último levantamento) para 21%, diminuindo a diferença de trinta e dois pontos para vinte pontos.

No período, as intenções de voto nos demais candidatos se mantiveram estáveis. Tarcisio (PSDC) tem 2% (mesmo índice anterior) e Margarida Vieira (PSB), 2% (mesmo índice anterior). A seguir, com 1% de intenção de voto, cada um, aparecem os candidatos Edilson Nascimento (PT do B) (mesmo índice anterior), Graça (PCO) (mesmo índice anterior) e Geraldo Batata (PSTU) (não alcançava 1%). Pablo Lima (PCB) foi citado, mas não alcançou 1%. Indecisos chegam a 22% (era 26%) e pretendem votar em branco ou nulo, 10% (mesma taxa anterior).

Anastasia lidera tanto entre os entre os eleitores de Pimenta da Veiga (PSDB), quanto entre os eleitores de Pimentel (PT), respectivamente, 66% (era 69%) e 41% (era 46%).

Levando em conta somente os votos válidos, Anastasia tem 61% e Alencar, 30%. Tarcisio e Vieira têm, cada um, 3%. Graça, Batata e Nascimento têm, cada um, 1%. Lima foi citado, mas não alcançou 1%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.