Com 53% dos válidos, Beto Richa pode vencer em 1º turno no Paraná

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Pesquisa Datafolha realizada com eleitores do Estado do Paraná, concluída na véspera da eleição, mostra que se a eleição fosse hoje, Beto Richa tem 53% dos votos válidos e poderia vencer no 1° turno, enquanto seus concorrentes somam 47%. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Requião (PMDB) tem 32%, Gleisi Hoffmann 13%, Ogier Buchi (PRP) 1% e Bernardo Pilotto (PSOL), 1%. Geonisio Marinho (PRTB), Tulio Bandeira (PTC) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não alcançaram 1%.

Levando em conta o total de votos - com a inclusão de brancos, nulos e indecisos -, Richa tem 46% (tinha 49% no levantamento anterior), Requião 28% (tinha 27%) e Gleisi, 11%. Os candidatos Buchi e Pilotto têm, respectivamente, 1%. Marinho, Bandeira e Tomazini não alcançaram 1%. Brancos ou nulos chegam a 4% e indecisos a 9%.

Nesse levantamento realizado entre os dias 03 e 04 de outubro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.770 eleitores em 50 municípios do Estado do Paraná. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Dos eleitores paranaenses que pretendem votar em algum candidato ou anular, 64% informaram corretamente o número, 2% incorretamente, 32% dos eleitores não souberam informar e 2% não souberam como anular o voto.

Entre os eleitores de Richa, 69% informaram corretamente o número do tucano, 1% informou incorretamente e 29% não souberam dizer o número. Já, entre os eleitores de Requião, essas taxas são, respectivamente, 59%, 3% e 38%.

Na simulação de segundo turno entre Richa e Requião, o tucano segue à frente com 60% dos votos válidos contra 40% do peemedebista. Levando em conta o total de votos, Richa tem 53% e Requião, 36%. Brancos ou nulos alcançam 5% e indecisos 6%.

Álvaro dias tem 81% dos votos válidos para Senado

Se a eleição fosse hoje, Álvaro Dias (PSDB) seria eleito senador do Paraná. O tucano tem 81% dos votos válidos, enquanto Ricardo Gomyde (PC do B) tem 10% e Marcelo Almeida (PMDB), 6%. Professor Piva (PSOL), Luiz Barabara (PTC) e Adilson Senador da Família (PRTB) tem, respectivamente, 1%. Mauri Viana (PRP) e Castagna (PSTU) não alcançaram 1%.

Levando em conta o total de votos, Dias tem 61%, Gomyde 7% e Almeida, 4%. Professor Piva tem 1% e os candidatos Barbara, Viana, Adilson e Castagna não alcançaram 1%. Na véspera da eleição, 26% dos eleitores paranaenses ainda não tem candidato para o senado, desses, 18% estão indecisos e 8% pretendem votar em branco ou nulo. Este índice de eleitores sem candidato pode influenciar o resultado final da eleição e o cálculo de votos válidos.

Uma parcela de 48% dos eleitores paranaenses não soube dizer o número dos seus candidatos, 41% informaram corretamente, 6% incorretamente e 4% não souberam como anular o voto.

Entre os eleitores de Álvaro Dias, 52% não souberam dizer o número do tucano, 43% informaram corretamente e 5% incorretamente. Já, entre os eleitores de Gomyde, 50% não souberam dizer o número do candidato, 41% informaram corretamente e 9% incorretamente.