Sartori lidera 2º turno no RS

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Primeiro colocado no 1º turno da disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) está à frente no 2º turno da eleição. Ele tem 52% do total de votos, com ampla vantagem sobre seu oponente, Tarso Genro (PT), que tem 35%. Declaram votar branco ou nulo 6%, e 7% ainda não decidiram em quem votar.

O candidato do PMDB lidera em todos os segmentos do eleitorado, obtendo vantagem maior entre os mais ricos (67%, ante 29% do petista) e entre os mais escolarizados (60% a 33%), e menor entre os eleitores de 35 a 44 anos (48%, ante 40% de Tarso), e na fatia dos mais pobres (45% a 38%).

Considerando os votos válidos, Sartori tem 60%, e Tarso, 40%. Para o cálculo dos votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No 1º turno, Sartori teve 40% dos votos válidos, e Tarso, 33%.

Nesse levantamento, realizado em 15 de outubro de 2014, o Datafolha entrevistou 1452 eleitores em 54 cidades do Rio Grande do Sul. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Entre os eleitores que declaram intenção de votar no 2º turno para governador. 75% citam o número de seu candidato corretamente. Na fatia dos que preferem Tarso, 81% citam seu número de forma correta, e entre os que indicam votar em Sartori, 74%.

A avaliação de aceitação e rejeição das duas candidaturas que disputam o 2º turno mostra que 41% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no candidato do PT, e 32% votariam com certeza. Uma fatia de 22% talvez votasse em Tarso, e 4% não opinaram.

Seu adversário encontra menos resistência: apenas 20% não votariam de jeito nenhum em Sartori, e 50% votariam com certeza. Há ainda 22% que talvez votassem no peemedebista, e 4% não opinaram.

No Rio Grande do Sul, 17% dos eleitores decidiram seu voto para governador na véspera (7%) ou no próprio dia da votação em 1º turno (10%). Há ainda 10% que decidiram uma semana antes, e 15% que decidiram 15 dias antes. A maioria (58%), porém, declara ter escolhido seu candidato a governador pelo menos um mês antes da eleição.

Entre os que declaram ter votado em Tarso, fica acima da média o índice dos que escolheram o candidato a governador com pelo menos um mês de antecedência (67%). Na fatia dos que votaram em Sartori esse índice fica abaixo da média (52%). Entre os que votaram no peemedebista, 29% escolheram seu nome na semana da eleição, considerando neste período a véspera e o próprio dia da votação. Na fatia dos que optaram por Tarso, esse índice fica em 21%.

Gestão Tarso é aprovada por 36%

O governo de Tarso Genro (PT) no Rio Grande do Sul é avaliado como ótimo ou bom, atualmente, por 36% dos eleitores do Estado, índice superior ao registrado no início de setembro (30%). Uma fatia de 17% desaprova a gestão do petista (18% no levantamento anterior), 44% a consideram regular (no início de setembro, 48%), e 3% não opinaram.

A gestão de Tarso tem aprovação acima da média entre os eleitores de 35 a 44 anos (40%) e entre os menos escolarizados (41%). Entre os mais escolarizados e entre os mais ricos, é a reprovação ao governo do petista que fica acima da média (em 28% e 30%, respectivamente).

De 0 a 10, a nota média atribuída ao governo de Tarso Genro é 5,9, mesma nota do último levantamento..