Pezão (55%) segue na liderança no RJ; Crivella tem 45%

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Faltando três dias para o 2º turno, pesquisa Datafolha realizada com eleitores do Estado do Rio de Janeiro mostra cenário de estabilidade. Pezão (PMDB) segue na liderança, com 46% das preferências (mesmo índice da semana passada), e Crivella (PRB) tem 38% (tinha 36%). A taxa de brancos ou nulos alcança 10% e a de indecisos, 6%.

Levando em conta somente os votos válidos, Pezão tem 55% das intenções de voto (tinha 56%) e Crivella, 45% (tinha 44%). Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Considerando os votos válidos, se a eleição fosse hoje, Pezão seria reeleito governador do Rio de Janeiro.

No primeiro turno da eleição, Pezão superou Crivella por uma diferença de 20 pontos: 40,57% a 20,26%.

Nesse levantamento realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.554 eleitores em 38 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Crivella, que ganhou o apoio do candidato Garotinho (PR) - o terceiro colocado no primeiro turno -, recebe a maior parte dos eleitores do candidato do PR. Entre os que declararam ter votado em Garotinho no 1º turno, 60% pretendem votar em Crivella e 30% em Pezão. Apesar do apoio declarado de Lindberg (PT) à Crivella, a maior parte dos eleitores do petista - quarto colocado no 1º turno - pretende votar no candidato do PMDB (61%) ao invés do candidato do PRB (23%).

Na análise por segmentos, no total de votos, Pezão apresenta taxas de intenção de voto mais altas entre os mais ricos (54% ante 21%) e entre os católicos (61%). Já Crivella, entre os mais jovens (46%) e entre os evangélicos (entre os pentecostais alcança 56% e entre os não pentecostais, 61%).

Com a proximidade do 2º turno, caíram as taxas de desconhecimento do número dos candidatos e de menções erradas, sobretudo, entre os eleitores de Crivella. Dos eleitores fluminenses que pretendem votar em algum candidato ou anular, 23% dos eleitores não souberam informar o número de seu candidato (era 30%), 72% informaram corretamente o número (era 64%), 3% informaram incorretamente e 3%, não sabem como anular o voto.

A taxa de conhecimento e de menções corretas entre os eleitores do senador do PRB são maiores do que entre os eleitores do governador do PMDB. Entre os eleitores de Crivella, 79% informaram corretamente o número do candidato (era 68%), 2% informaram incorretamente e 20% não souberam dizer o número (era 26%). Já, entre os eleitores de Pezão, 68% informaram corretamente o número do candidato (era 61%), 5% incorretamente (era 4%) e 27% não souberam dizer o número (era 35%).

Crivella segue mais rejeitado pelos eleitores fluminenses do que Pezão. Não votariam de jeito nenhum no candidato do PRB 42% (era 43%), votariam com certeza 36% (era 34%) e talvez votassem 21% (era 22%). Já, 36% não votariam de jeito nenhum no candidato do PMDB (mesmo índice da pesquisa anterior), 41% votariam com certeza (mesmo índice da semana passada) e 22% talvez votassem (era 21%).