Russomanno larga na frente na disputa pela Prefeitura de SP

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O candidato do PRB, Celso Russomanno, sai na frente na disputa pela prefeitura de São Paulo deste ano. Na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após a oficialização das candidaturas e antes do início do horário eleitoral nos meios eletrônicos, Russomanno tem 31% das intenções de voto, com vantagem de quinze pontos sobre a segunda colocada, Marta (PMDB), que tem 16%. Em terceiro lugar aparecem, empatados, dentro da margem de erro, Luiza Erundina (PSOL), com 10%, Fernando Haddad (PT), com 8%, e João Dória (PSDB), com 5%. A disputa tem ainda Levy Fidelix (PRTB), com 2%, Major Olímpio (SD), com 2%, e Ricardo Young (Rede), com 1%. Os candidatos Henrique Áreas (PCO), João Bico (PSDC) e Altino (PSTU) foram citados mas não pontuaram. Votariam em branco ou nulo 15%, e 7% não opinaram.

Na consulta espontânea, quando o cartão com o nome dos candidatos não é apresentado, 55% declaram não saber em quem irão votar em outubro. Entre os citados, destaca-se Russomanno (11%), e em seguida aparecem Marta (5%), Haddad (4%), Erundina (3%), e Dória (3%). Somam 17% os que dizem que irão votar em branco ou nulo no 1º turno, além de 2% que dão outras respostas.

Nas simulações de segundo turno realizadas pelo Datafolha para esta pesquisa, Russomanno vence todos os oponentes listados, tendo Marta como adversária como oponente mais forte. Na disputa direta entre os dois, o candidato do PRB teria 51% dos votos, ante 32% da senadora peemedebista. Os demais votariam em branco ou nulo (15%), e 2% não souberam opinar.

Contra o atual prefeito, Russomanno teria 60%, ante 21% do petista e 18% de votos em branco ou nulo, além dos 2% que não opinaram. Diante de Dória, o deputado pelo PRB fica com 63% das intenções de voto, e o peessedebista, com 16%. Votariam em branco ou nulo, neste cenário, 19%, e 3% não opinaram. Se a disputa fosse contra Erundina, Russomanno seria o preferido de 56%, e 29% optariam pela deputada do PSOL. Votos brancos e nulos somariam 14%, e 2% não opinaram.

Nos embates diretos simulados, Haddad e João Dória empatam: o prefeito tem 35% dos votos, ante 33% do tucano e 28% de votos em branco ou nulo, além de 4% que não opinaram. Diante de Marta Suplicy, Haddad teria 24%, e a peemedebista, 47%, em um cenário em que 27% votariam em branco ou anulariam, e 2% preferiram não opinar. Se a adversária fosse Erundina, o petista ficaria com 25%, e a ex-prefeita teria 45%, com 27% optando por votar em branco ou nulo, e 2% sem opinião sobre a disputa.

No cenário em que Marta enfrenta Erundina, a senadora do PMDB leva vantagem, com 41%, e a deputada do PSOL fica com 33%. Votariam e branco ou nulo, neste caso, 24%, e 2% não opinaram. Contra Dória, Marta tem 50%, ante 25% do tucano e 23% de votos em branco ou nulo, além de 3% que não opinaram. Em eventual embate entre Erundina e Dória, a ex-prefeita teria 49%, ante 24% do tucano, com 23% optando por votar em branco ou nulo, e 4% sem opinião sobre a disputa.

Avaliação Haddad

A gestão de Fernando Haddad (PT) à frente da Prefeitura de São Paulo é aprovada por 17% dos eleitores, que a consideram ótima ou boa, e reprovada por 47%, cuja avaliação é de que seja ruim ou péssima. Há ainda 35% que veem o governo do petista como regular, e 2% preferiram não opinar sobre o tema. Em pesquisa realizada em julho deste ano junto a paulistanos com 16 anos ou mais, 14% aprovavam Haddad, 48%, reprovavam, e 35% consideravam sua gestão regular.

De 0 a 10, o desempenho atribuído ao prefeito Haddad durante seu mandato é 4,1.