João Paulo e Geraldo Julio lideram corrida pela Prefeitura do Recife

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha mostra os candidatos João Paulo (PT) e Geraldo Julio (PSB) tecnicamente empatados na liderança à Prefeitura de Recife, com uma larga vantagem sobre os demais candidatos. Esta é a primeira pesquisa realizada após a oficialização das candidaturas e antes do início do horário eleitoral. Quando apresentado aos entrevistados o cartão com os nomes dos candidatos, o ex-prefeito de Recife, João Paulo, tem 32% das preferências e Geraldo Julio, candidato a reeleição, tem 28%. Com intenções de voto mais baixas estão Daniel Coelho (PSDB), com 10%, Priscila Krause (DEM), com 6%, Edilson Silva (PSOL), com 3%, e Carlos Augusto (PV), com 1%. Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) foram citados, mas não alcançaram 1%. Indecisos são 7% e pretendem votar em branco ou nulo, 13%.

Nesse levantamento realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2016, foram feitas 815 entrevistas com eleitores de todas as regiões da cidade de Recife, com 16 anos ou mais. A margem de erro para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O petista alcança índices mais altos de intenção de voto entre os mais pobres (38%), entre os mais velhos (43%), entre os menos instruídos (44%), entre os que reprovam a administração municipal de Geraldo Julio (49%) e entre os simpatizantes do PT (59%). Enquanto o pessebista alcança índices mais altos entre os que aprovam a gestão do governador Paulo Câmara (43%), do mesmo partido de Geraldo Julio, e entre os que aprovam a administração municipal (56%). A taxa de eleitores que pretendem votar em branco ou anular dobra entre os que reprovam a administração municipal (27%) e entre os que reprovam a administração estadual (28%).

Quando a pergunta sobre a intenção de voto é feita de maneira espontânea, sem apresentação de cartão com o nome dos candidatos, 49% dos eleitores da capital não souberam informar em quem irão votar para prefeito. Nesta situação, novamente João Paulo e Geraldo Julio estão tecnicamente empatados, o candidato do PT tem 13% das intenções de voto e o candidato do PSB, 12%. São seguidos por Daniel Coelho, com 3%, Priscila Krause, com 2%, e Edilson Silva, com 1%. Carlos Augusto foi citado mas não alcançou 1%, enquanto Simone Fontana e Pantaleão não foram citados. Pretendem votar em branco ou anular o voto, 16% e outras respostas alcançaram 2%.

Avaliação Geraldo Julio

Após três anos e sete meses de governo, a administração de Geraldo Julio (PSB) é aprovada por 30% dos eleitores de Recife. Um quinto a reprova (22%), 45% a avaliam como regular e 3% não opinaram. A administração municipal recebeu a nota média de 6,0. Observa-se entre os menos instruídos (6,7) maior satisfação com o desempenho do governo do que entre os mais instruídos (5,3).

Nesse levantamento realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2016, foram feitas 815 entrevistas com eleitores de todas as regiões da cidade de Recife, com 16 anos ou mais. A margem de erro para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.