Apoio de Lula, Temer e Paes tem pouca influência em eleição carioca

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Quando perguntados sobre em que medida o apoio de políticos aos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro é decisivo para a decisão do voto, a maioria dos eleitores cariocas declarou que o apoio levaria a não votar no candidato apoiado - o efeito contrário do esperado. O Datafolha pesquisou três nomes importantes da política nacional: o ex-presidente da República, Lula (PT), o atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e o presidente interino da República, Michel Temer (PMDB).

No caso de Eduardo Paes, 10% declararam que o apoio do atual prefeito a um dos candidatos levaria a votar com certeza no candidato apoiado (entre os eleitores de Pedro Paulo esse índice sobe para 39%), enquanto 27% declararam que talvez votassem e 61%, que não votariam de jeito nenhum no candidato apoiado. Os índices para Lula são próximos: 14% votariam com certeza no candidato que recebesse seu apoio (entre os eleitores de Jandira Feghali esse índice sobe para 26%), 19% talvez votariam no candidato apoiado pelo petista e 64% não votariam de jeito nenhum no candidato apoiado.

Já, no caso de Michel Temer os índices são mais baixos: 5% votariam com certeza no candidato apoiado pelo presidente interino (entre os eleitores de Indio da Costa esse índice sobe para 14%), 22% talvez votariam no candidato e 68% não votariam de jeito nenhum.