Geraldo Julio e João Paulo dividem liderança no Recife

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A primeira pesquisa Datafolha após o início da propaganda eleitoral gratuita mostra que os candidatos Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT) seguem tecnicamente empatados na liderança à Prefeitura de Recife e se distanciaram ainda mais dos demais candidatos. Na comparação com a pesquisa anterior, Geraldo Julio que busca a reeleição cresceu oito pontos percentuais e João Paulo oscilou dois.

Quando apresentado aos eleitores o cartão com os nomes dos candidatos, o candidato do PSB, que possui o maior o tempo de TV, cresceu de 28% para 36%, enquanto o candidato do PT, com o segundo maior tempo, oscilou de 32% para 34%. Com intenções de voto mais baixas estão Daniel Coelho (PSDB), com 11% (era 10%), Priscila Krause (DEM), com 2% (era 6%), Edilson Silva (PSOL), com 2% (era 3%) e Carlos Augusto (PV), com 1% (mesmo índice anterior). Simone Fontana (PSTU) foi citada, mas não alcançou 1%, e Pantaleão (PCO) não foi citado. Indecisos são 4% (era 7%) e pretendem votar em branco ou nulo, 10% (era 13%).

2º turno

O Datafolha colocou pela primeira vez uma situação de 2º turno entre Geraldo Julio e João Paulo. Caso a eleição fosse hoje, Geraldo Julio seria reeleito com 49%, ante 39% de João Paulo. Nesta situação, 9% declararam que votariam em branco e 3% não responderam.

Geraldo Julio obtém maior vantagem entre os eleitores de Daniel Coelho (59% a 24%), entre os evangélicos pentecostais (55% a 33%), entre os que têm 25 a 34 anos (57% a 34%), entre os que têm ensino médio (55% a 35%), entre os que têm 35 a 44 anos (54% a 37%), entre as mulheres (51% a 38%), entre os mais pobres (50% a 38%). Enquanto João Paulo ganharia apenas entre os simpatizantes do PT (71% a 24%).

Imagem dos candidatos

Dos oito atributos abordados na pesquisa sobre a imagem dos candidatos, Geraldo Julio e João Paulo são os candidatos mais citados em todas as situações.

João Paulo é visto como o candidato que, se eleito, mais fará pelos pobres, com 39% de menções, seguido por Geraldo Julio, com 26%, e por Daniel Coelho, com 7% - os demais candidatos foram citados, mas não alcançaram 5%. O candidato do PT alcança 38% de menções como o candidato mais realizador, tecnicamente empatado com Geraldo Julio, com 37%, entre outros candidatos menos citados.

O candidato à reeleição é visto como o mais inteligente por 36% dos eleitores, já João Paulo, por 24%, e Daniel Coelho, por 12%. Geraldo Julio é visto como o mais moderno e inovador, por 36%, enquanto João Paulo e Daniel Coelho têm, cada um, 19%. O candidato do PSB é visto também como o que, se eleito, mais fará pelos ricos, com 33% de menções, seguido pelo candidato do PT, com 14% e pelo candidato do PSDB, com 9%, entre outros candidatos menos citados.

João Paulo e Geraldo Julio divididem o imaginário como os candidatos que mais fazem promessas que não podem cumprir (respectivamente, 23% e 22%), como os mais autoritários (respectivamente, 27% e 23%) e como os mais indecisos (respectivamente, 15% e 13% - mesmo índice de Daniel Coelho).