Em Belo Horizonte, João Leite lidera e Kalil se consolida na 2ª posição

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Os dois candidatos mais bem posicionados na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, João Leite (PSDB) e Kalil (PHS), avançaram na preferência do eleitorado desde o início da propaganda política nos meios eletrônicos. Ambos se mantêm como favoritos na disputa municipal. Com 30% das intenções de voto, Leite é o líder isolado, seguido por Kalil, que aparece com 19%. Em pesquisa realizada entre 23 e 24 de agosto, o tucano tinha 26%, e o adversário do PHS, 14%.

A corrida eleitoral na capital mineira tem ainda Délio Malheiros (PSD) e Reginaldo Lopes (PT), com 4%, cada; Eros Biondini (PROS) e Luis Tibe (PT do B), com 3% cada um; Vanessa Portugal (PSTU), Sargento Rodrigues (PDT), Marcelo Álvaro Antônio (PR) e Rodrigo Pacheco (PMDB), com 2%; e Maria da Consolação (PSOL), com 1%. As intenções de voto em branco ou nulo somam 16%, e há 11% que não opinaram sobre a votação

2º turno

A primeira simulação de 2º turno realizada pelo Datafolha para a corrida eleitoral na capital mineira mostra Leite com 47% das intenções de voto, ante 32% de Kalil. Votariam em branco ou nulo 17%, e 4% não opinaram. A vantagem do candidato do PSDB é maior entre os mais velhos (52% a 28%), na fatia dos menos escolarizados (57% a 28%), entre os mais pobres (53% a 27%) e nos segmentos evangélicos, tanto no pentecostal (63% a 23%) quanto no não pentencostal (60% a 22%).

Imagem dos candidatos

Mais conhecidos e na frente na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, João Leite e Kalil também se destacam em uma série de atributos de imagem consultados pelo Datafolha, tanto positivos quanto negativos.

Na consulta sobre quem mais defenderá os pobres, se eleito, Leite é apontado por 19%, e Kalil, por 14%. Os eleitores também mencionam Lopes (4%), Biondini (4%), Vanessa (3%), Malheiros (3%) e Tibe (3%), entre outros com menor percentual. Para 19%, nenhum deles defenderá os mais pobres, e 2% avaliam que todos farão tal defesa, e 23% não opinaram. Sobre quem defenderá os mais ricos, 23% indicam Leite, e na sequência aparecem Kalil (9%) e Malheiros (6%), entre outros. Uma parcela de 11% avalia que todos defenderão os mais ricos, 6% dizem que nenhum, e um em cada três (34%) não opinou.

O candidato do PSDB é visto por 23% como o mais inteligente, enquanto 17% apontam Kalil, 5%, Malheiros, e 3%, Biondini, entre outros. Uma parcela de 8% avalia que nenhum deles é o mais inteligente, 6% avaliam que todos são, e 25% não responderam. Leite também desponta como o mais realizador, apontado por 23%, e em seguida aparecem Kalil (13%), Malheiros (5%), Biondini (3%), Tibe (3%) e Lopes (3%), entre outros menos citados. Para 14%, nenhum deles é o mais realizador, e 1% avalia que todos são, além de 29% que não opinaram.

Quando consultados sobre qual dos candidatos é mais moderno e inovador, 18% indicaram Leite, e 15%, Kalil. Em seguida aparecem Biondini (5%), Tibe (4%), Malheiros (4%), Pacheco (3%) e Lopes (3%), entre outros. Para 1%, todos se encaixam em tal atributo, e 10% avaliam que nenhum deles é o mais moderno e inovador. Há ainda 30% que não opinaram.

O quadro sobre quem é o mais indeciso mostra opiniões divididas: 9% indicam Kalil, 7%, Leite, outros 7%, Tibe, 5%, Biondini, e 4%, Vanessa, entre outros. Para 5%, todos são indecisos, e 7% avaliam que nenhum deles é. Uma parcela significativa (42%), contudo, não opinou.

Kalil se destaca na questão sobre quem é o mais autoritário entre os candidatos, com 31% das indicações. Na sequência aparecem Leite (13%), e Rodrigues (9%), entre outros. Para 5%, nenhum deles é autoritário, e 3% avaliam que todos são. Há ainda 32% que não opinaram.

Por fim, na consulta sobre quem faz mais promessas que não pode cumprir, 18% apontam Leite, 9%, Kalil, 4%, Tibe, 4%, Malheiros, e 3%, Biondini, entre outros. Um em cada cinco (21%) avalia que todos fazem mais promessas do que podem cumprir, e 3% dizem que nenhum deles adota tal comportamento, além de 28% que não opinaram.