No Recife, Geraldo Julio tem 13 pontos de vantagem sobre João Paulo

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A primeira pesquisa Datafolha após o primeiro turno mostra Geraldo Julio (PSB) na liderança, com 13 pontos percentuais de vantagem sobre João Paulo (PT). O candidato do PSB tem 47% das intenções de voto, enquanto o candidato do PT tem 34%. Indecisos são 6% e pretendem votar em branco ou nulo, 13%.

Geraldo Julio recebeu a maior parcela de votos dos eleitores do 1º turno de Daniel Coelho (PSDB), terceiro colocado (50% ante 26% de João Paulo), e de Priscila Krause (DEM), quarta colocada (47% ante 25% de João Paulo). O tucano e a democrata se declararam neutros na disputa do 2º turno, porém seus respectivos partidos declararam apoio a Geraldo Julio.

Nesse levantamento realizado no dia 11 de outubro de 2016, foram feitas 1.023 entrevistas com eleitores de todas as regiões da cidade de Recife, com 16 anos ou mais. A margem de erro para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando-se os votos válidos, Geraldo Julio tem 58% e João Paulo 42%. No resultado do 1º turno da eleição, o candidato do PSB superou o candidato do PT por uma diferença de 25 pontos: 49% a 24%. Para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Nove em cada dez eleitores recifenses (89%) informaram corretamente o número do seu candidato, 1% informou equivocadamente, 7% declararam não saber o número e 3%, declararam não saber o número para anular o voto. A taxa de conhecimento do número do candidato é próxima entre os eleitores do pessebista (92%) e do petista (89%).

A maioria dos eleitores (87%) declarou que já está totalmente decidida em quem irá votar no próximo dia 30. Uma parcela de 13% declarou que ainda pode mudar de opinião. A taxa de eleitores totalmente decididos é próxima entre os eleitores de Geraldo Julio (90%) e entre os eleitores de João Paulo (87%).

Dos entrevistados que declararam que ainda podem mudar de voto (13%), um quinto declarou (20%) que a possibilidade de mudança de voto é grande, 49% que é média e 31% que é pequena essa possibilidade. A taxa de eleitores que declararam ser alta a chance de mudança de voto é mais alta entre os eleitores de João Paulo (26%) do que entre os de Geraldo Julio (17%).

Quanto à decisão do voto no primeiro turno, 70% declararam que se decidiram um mês antes da eleição, 8% quinze dias antes da eleição, 7% uma semana antes, 5% na véspera e 11%, no próprio dia da eleição.