Pedrosa, Rollemberg e Rosso travam disputa acirrada por governo do DF

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Após o registro das candidaturas ao governo do Distrito Federal, a primeira pesquisa Datafolha mostra uma disputa acirrada, com três candidatos tecnicamente empatados, dentro da margem de erro, dividindo a liderança. Eliana Pedrosa (PROS) tem 15%, Rodrigo Rollemberg (PSB), que disputa a reeleição, tem 14%, e Rogério Rosso, 13% das preferências.

A seguir aparecem Alberto Fraga (DEM), com 8%, General Paulo Chagas (PRP), com 5%, Fátima Sousa (PSOL), com 3%, Miragaya do PT (PT), com 3%, Alexandre Guerra (NOVO), com 2%, Ibaneis (MDB), com 2%, Renan Rosa (PCO), com 1%, e Guillem (PSTU), com 1%. Um terço (32%) dos eleitores do Distrito Federal ainda não tem candidatos, desses, 24% pretendem votar em branco ou anular o voto e 8% estão indecisos.

Entre os que aprovam a gestão de Rodrigo Rollemberg, a intenção de voto nele sobe para 58%. Entre os eleitores que reprovam a sua gestão, 30% pretendem votar em branco ou nulo, 16% em Eliana Pedrosa e 14% em Rogério Rosso.

Na questão espontânea de intenção de voto, quando não é apresentado cartão com os nomes dos candidatos, Rollemberg é o mais lembrado, com 8% de menções. Seguido por Pedrosa, com 4%, Rosso, com 3% e Fraga, com 3%. Com 1% de menções ficaram os candidatos: Ibaneis, Guerra, Sousa, Chagas e Miragaya. Brancos ou nulos somaram 16% e 57% não citaram nenhum nome espontaneamente.

Rollemberg é o candidato mais rejeitado, 49% dos eleitores do Distrito Federal declararam que não votariam de jeito nenhum no atual governador. Alberto Fraga foi citado por 28%, Eliana Pedrosa, por 21%, Rogério Rosso, por 19%, e Miragaya, por 16%. Com índices de rejeição mais baixos ficaram os candidatos Fátima Sousa (12%), Paulo Chagas (12%), Ibaneis (10%), Guillem (10%), Renan Rosa (10%) e Alexandre Guerra (9%). Uma parcela de 9% rejeita todos os candidatos, 1% não rejeitam nenhum e 5% não opinaram.

O ex-presidente Lula (PT) é o principal cabo eleitoral. Uma parcela de 14% declarou que votaria com certeza no candidato apoiado pelo petista, 20% talvez votariam, 64% não votariam de jeito nenhum e 2% não opinaram. Quando o apoio citado é o do presidente Michel Temer (MDB), 4% declararam que votariam com certeza no candidato ao governo do Distrito Federal apoiado pelo emedebista, 13% talvez votariam, 81% não votariam de jeito nenhum e 2% não opinaram.