Anastasia segue líder em Minas Gerais

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Antonio Anastasia (PSDB) segue na liderança da corrida ao Palácio da Liberdade, com Fernando Pimentel (PT) em segundo lugar, é o que mostra a terceira pesquisa Datafolha para governador do estado de MG. Em comparação à pesquisa anterior, do último dia 06, os índices ficaram estáveis, o tucano oscilou de 32% para 33% e o petista de 22% para 23%.

Romeu Zema (NOVO) tem 7% (tinha 5%), João Batista Mares Guia (REDE) tem 3% (tinha 2%), Adalclever Lopes (MDB) tem 3% (tinha 2%) e Dirlene Marques (PSOL) tem 2% (tinha 1%). Foram citados, mas não alcançaram 1% de menções, Claudiney Dulim (AVANTE) e Jordano Metalúrgico (PSTU). Alexandre Flach (PCO) não participou do levantamento, pois no dia do registro da pesquisa sua candidatura aparecia como indeferida no site do TSE. O índice de eleitores mineiros sem candidato voltou recuou de 35% para 29%, desses, 20% pretendem votar em branco ou nulo (era 25%) e 9% estão indecisos (era 10%).

Anastasia alcança índice de intenção de voto mais alto entre os mais ricos (52%) e Pimentel se destaca entre os mais jovens (30%). Tanto o tucano quanto o petista têm desempenho semelhante tanto na capital quanto no interior.

Nesse levantamento, nos dias 18 e 19 de setembro de 2018, foram realizadas 1.302 entrevistas presenciais com eleitores, em 61 municípios do estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Restando um pouco mais de duas semanas para o primeiro turno, a maioria dos eleitores que já tem algum candidato não soube informar o número do candidato. De maneira geral, as taxas de desconhecimento são próximas entre os eleitores de Anastasia e de Pimentel.

Entre os eleitores de Anastasia, 71% não sabem o número do candidato, 26% informaram corretamente o número e 3% informaram equivocadamente o número. Entre os eleitores de Pimentel, 70% não sabem o número do candidato, 27% informaram corretamente o número e 2% informaram equivocadamente o número.

Da parcela de eleitores que têm algum candidato ou que pretendem votar branco ou nulo, a metade (50%) declarou que até o dia 07 de outubro ainda pode mudar de voto. Já, 50% declararam estar totalmente decididos e não vão mudar o voto - esse índice sobe para 65% entre os que pretendem votar em branco ou anular. O índice de decisão do voto é mais alto entre os eleitores de Anastasia (53%) do que entre os eleitores de Pimentel (40%).

Na situação do eleitor mudar de candidato, Pimentel e Anastasia dividem a preferência como 2ª opção, com respectivamente, 22% e 21% de menções. Uma parcela de 15% declarou que nessa situação anularia o voto e 17% não sabem em quem votar.

Entre os eleitores de Anastasia, Pimentel é o favorito como 2ª opção, com 43% de menções. Já, entre os eleitores de Pimentel, Anastasia é o favorito, com 41%.
Na questão espontânea de intenção de voto, quando não é apresentado cartão com os nomes dos candidatos, Anastasia segue na liderança, com 15% (tinha 14%), Pimentel tem 7% (tinha 6%) e Zema 3% (tinha 2%). Outras respostas somam 6%, votos brancos ou nulos, 15% (era 16%), e não citaram espontaneamente nenhum candidato, 53% (era 56%).

Pimentel segue como o candidato mais rejeitado, com índice de 38% (era 41% - entre os mais instruídos o índice sobe para 57%), seguido por Anastasia, com 26% (era 24%). Os demais candidatos aparecem num patamar mais baixo, porém seus índices cresceram em comparação à última pesquisa: Zema tem 23% (tinha 16%), Mares Guia tem 20% (tinha 14%), Dulim tem 19% (tinha 11%), Marques tem 19% (tinha 12%), Metalúrgico tem 18% (tinha 12%) e Lopes, tem 17% (tinha 11%). Uma parcela de 8% rejeita todos os candidatos (era 9%), 4% não rejeitam nenhum (era 4%) e 11% não opinaram (era 10%).

Pela primeira vez, o Datafolha apresentou um cenário possível de 2º turno entre Anastasia e Pimentel. No cenário, o tucano venceria o petista por 43% a 33%, brancos ou nulos somam 19% e 4% não opinaram.