Ibaneis assume liderança na disputa por governo do Distrito Federal

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A nove dias do 1º turno, pesquisa Datafolha mostra mudança na liderança da corrida eleitoral para o governo do Distrito Federal e disputa acirrada pelo segundo lugar, com dois candidatos tecnicamente empatados. Ibaneis (MDB) segue em trajetória ascendente e pela primeira vez aparece na liderança isolada, com 24% das intenções de voto, no levantamento do último dia 19, o emedebista tinha 13%.

Na segunda colocação, em situação de empate técnico, estão Eliana Pedrosa (PROS) e Rodrigo Rollemberg (PSB). Pedrosa, que até o levantamento anterior liderava a corrida eleitoral, recuou de 20% para 16% (mesmo patamar que tinha no fim de agosto) e Rollemberg se manteve em 12%. Alberto Fraga (DEM) recuou de 14% para 10% (mesmo patamar do início do mês) e em relação à Pedrosa o democrata está no limite máximo da margem de erro, por essa razão é baixa a probabilidade de estar tecnicamente empatado com a candidata do PROS.

A seguir aparecem Rogerio Rosso (PSD) com 8% (tinha 11%), General Paulo Chagas (PRP), com 4% (tinha 5%), Júlio Miragaya (PT), com 3% (mesmo índice anterior), Alexandre Guerra (NOVO), com 3% (tinha 2%), Fátima Sousa (PSOL), com 2% (mesmo índice anterior). Renan Rosa (PCO) e Guillen (PSTU) foram citados, mas não alcançaram 1%. Uma parcela de 18% dos eleitores do Distrito Federal ainda não tem candidato (mesmo índice anterior), desses, 13% pretendem votar em branco ou anular o voto (era 14%) e 5% estão indecisos (era 4%).

Nesse levantamento, entre os dias 26 a 28 de setembro de 2018, foram realizadas 1.050 entrevistas presenciais com eleitores de todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.