Eduardo Paes atinge 25% e lidera disputa por governo do Rio

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM) segue na liderança da disputa pelo governo fluminense, agora com 25% das intenções de voto, três pontos percentuais acima do registrado na última semana. O segundo lugar é dividido entre Anthony Garotinho (PRP), que oscilou de 12% para 15%, e Romário (Podemos), que se manteve com 14%.

A candidatura do ex-governador do PRP, contudo, foi cassada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e ele recorre agora ao próprio TSE e ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar reverter essa decisão. Como seu nome estará na urna eletrônica, Garotinho continuará sendo incluindo nas pesquisas até a eleição.

Entre os candidatos com menor patamar aparecem Indio (PSD), que oscilou de 7% para 8%, Tarcísio Motta (PSOL), com 6%, Wilson Witzel (PSC), com 4%, Marcia Tiburi (PT), com 3%, Pedro Fernandes (PDT), com 2%, e Marcelo Trindade (Novo), André Monteiro (PRTB) e Luiz Eugenio (PCO), com 1% cada. A candidata Dayse de Oliveira (PSTU) não pontuou.
A intenção de votar em branco ou nulo caiu de 20% para 15% em relação à última semana, há 4% indecisos (eram 7%).

Na cidade do Rio de Janeiro, Paes tem seu melhor desempenho, com 35% das intenções de voto, contra 10% de Indio, 9% de Tarcísio, 8% de Romário e 6% de Garotinho. No interior do estado, Paes cai para 16%, e tanto Garotinho quanto Romário atingem 22%.

Para este levantamento foram entrevistados 1.414 eleitores em 39 cidades do Rio de Janeiro. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.