Anastasia lidera e Pimentel e Zema disputam 2º lugar em Minas Gerais

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A três dias do 1º turno, Antonio Anastasia (PSDB) segue na liderança isolada na corrida para o Palácio da Liberdade. O tucano oscilou de 33%, na semana passada, para 32% das intenções de voto. A disputa pelo segundo lugar ficou acirrada entre Fernando Pimentel (PT) e Romeu Zema (NOVO), com os candidatos apresentando tendências inversas: o índice de intenção de voto no petista recuou de 24% para 21%, enquanto o índice de Zema cresceu de 9% para 15%. No período a diferença de 15 pontos caiu para 6 pontos. Em relação a Pimentel, Zema está no limite da margem de erro e por essa razão é baixa a probabilidade de estar tecnicamente empatado com o candidato do PT.

Com índices de intenção de voto mais baixas ficaram: Adalclever Lopes (MDB), com 5% (tinha 4%), João Batista Mares Guia (REDE), com 2% (tinha 1%), e com 1%, cada um, Dirlene Marques (PSOL), Alexandre Flach (PCO) e Claudiney Dulim (AVANTE). Jordano Metalúrgico (PSTU) foi citado, mas não alcançou 1% de menções. Uma parcela de 22% não tem candidato (era 26%), desses, 13% pretendem votar em branco ou nulo (era 17%) e 9% estão indecisos (mesmo índice anterior).

Nesse levantamento, nos dias 03 e 04 de outubro de 2018, foram realizadas 1.585 entrevistas presenciais com eleitores, em 72 municípios do estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.