Com 29% dos votos válidos, Eduardo Paes lidera eleição no Rio de Janeiro

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM) lidera a disputa pelo governo fluminense com 24% das intenções de voto. Com 16%, Romario (Podemos) ocupa a segunda posição, seguido por Indio (PSD), com 10%, Wilson Witzel (PSC), com 9%, Tarcísio Motta (PSOL), também com 9%, Pedro Fernandes (PDT), com 6%, Marcia Tiburi (PT), com 5%, e Marcelo Trindade (Novo), com 1%. Os candidatos André Monteiro (PRTB), Luiz Eugenio (PCO) e Dayse de Oliveira (PSTU) não pontuaram. Votariam em branco ou nulo 13%, e 5% estão indecisos.

Na contabilidade de votos válidos, ou seja, sem votos em branco, nulos ou indecisos, Paes tem 29%, contra 19% de Romário, 12% de Indio, 11% Witzel, 11% de Tarcísio, 7% de Fernandes, 6% de Tiburi, 2% de Trindade, 1% de Monteiro e 1% de Dayse Oliveira. O resultado oficial da eleição divulgado pela Justiça Eleitoral considera somente os percentuais de votos válidos de cada candidato, sem brancos e nulos. .

Impugnada pela Justiça Eleitoral, a candidatura de Anthony Garotinho (PRP) não foi incluída neste cenário. Como seu nome estará na urna eletrônica, seus votos serão anulados e incorporados ao contingente de brancos e nulos que não são contabilizados pela Justiça Eleitoral .

Projeção de um cenário similar a este feita pelo Datafolha, ou seja, em que o nome do candidato do PRP é disponibilizado aos eleitores mas suas intenções de voto entram na soma de nulos, junto com votos em branco, mostra liderança de Paes, com 25%, seguido por Romário (14%), Witzel (9%), Indio (9%), Tarcísio (9%), Pedro Fernandes (5%), Tiburi (5%) e Trindade (1%), com os demais abaixo de 1%. Brancos e nulos vão a 18%, e 5% se enquadram como indecisos.

Contabilizando somente os votos válidos, Paes vai a 32%, contra 18% de Romário, 12% de Witzel, 12% de Índio e 11% de Tarcísio. Na sequência aparecem Fernandes (6%), Tiburi (6%). Trindade (1%) e Dayse Oliveira (1%).

Para este levantamento foram entrevistados 1.542 eleitores em 42 cidades do Rio de Janeiro. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.