Bolsonaro tem 40% dos válidos na véspera do 1º turno

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Na véspera da eleição, Jair Bolsonaro (PSL) tem 40% das intenções de votos válidos, resultado que aponta para uma estabilidade de sua candidatura - em pesquisa realizada entre os dias 03 e 04 desta semana, ele tinha 39% - após apresentar crescimento robusto nas últimas duas semanas. O candidato do PSL tem vantagem de 15 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Fernando Haddad (PT), que aparece com 25% dos votos válidos. Com 15% dos votos válidos, Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição, à frente de Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 8%.

Na sequência aparecem Marina Silva (Rede) e João Amoêdo (Novo), ambos com 3%, Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos), com 2% cada um, e Cabo Daciolo (Patriota) e Guilherme Boulos (PSOL), com 1% cada. Os candidatos Vera (PSTU), Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não atingiram 1% dos válidos.

A contabilidade dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos, e considera somente os votos nominais. Da mesma forma, a Justiça Eleitoral considera válidos somente os votos nos candidatos na apuração e divulgação do resultado oficial das eleições. Para vencer no 1º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Considerando todas as intenções de voto, Bolsonaro tem 36%, e Haddad, 22%. Em seguida pontuam Ciro (13%), Alckmin (7%), Marina (3%), Amoêdo (3%), Meirelles (2%), Dias (2%), Daciolo (1%) e Boulos (1%), além de Vera, Eymael e Goulart Fillho, que ficaram abaixo de 1%. Votariam em branco ou nulo 6%, e 4% estão indecisos.

Neste levantamento, realizado entre os dias 05 e 06 de outubro, foram ouvidos 19.536 eleitores em 382 municípios brasileiros de todas as regiões do país. A margem de erro para o total da amostra é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.