Ibaneis lidera na véspera da eleição e 2º lugar está indefinido

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Na véspera da eleição do 1º turno para governador do Distrito Federal, Ibaneis (MDB) segue em curva ascendente e alcança 40% dos votos válidos (tinha 35%). Se a eleição fosse hoje, o emedebista iria em primeiro lugar para o 2º turno das eleições. Ibaneis vem crescendo ao longo de toda a disputa e desde o fim de setembro assumiu a liderança isolada. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Na segunda colocação, Eliana Pedrosa (PROS), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogerio Rosso (PSD) chegam em situação de empate técnico. Esta situação não permite afirmar quem irá disputar com Ibaneis o 2º turno. Em comparação ao levantamento do dia 04 de outubro, Pedrosa, em curva descendente, recuou para 13% dos votos válidos (tinha 16%), enquanto Rollemberg se manteve em 13% dos votos válidos e Rosso oscilou para 10% (tinha 11%).

A seguir aparece Alberto Fraga (DEM), com 9% (tinha 8%) e em relação a Pedrosa e Rollemberg, o democrata está no limite da margem de erro e por essa razão é baixa a probabilidade de estar tecnicamente empatado com eles. Com índice mais baixos ficaram General Paulo Chagas (PRP) (5%), Fátima Sousa (PSOL) (4%), Julio Miragaya (PT) (3%) e Alexandre Guerra (PCO) (2%), entre outros com 1% ou menos.

Na contabilidade do total de votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Ibaneis tem 36% das intenções de voto (tinha 32%). Em situação de empate técnico estão Pedrosa, com 12% (tinha 14%), Rollemberg, com 11% (mesmo índice anterior) e Rosso, com 9% (tinha 10%). A seguir aparecem Fraga, com 8%, Chagas, com 5%, Sousa, com 4%, e com índices mais baixos: Miragaya (3%) e Guerra (2%), entre outros que não alcançaram 1%. Em relação a Pedrosa, Fraga está no limite da margem de erro e por essa razão é baixa a probabilidade de estar tecnicamente empatado com a candidata do PROS.

Uma parcela de 10% dos eleitores do Distrito Federal ainda não tem candidato (mesmo índice anterior), desses, 6% pretendem votar em branco ou anular o voto (mesmo índice anterior) e 4% estão indecisos (mesmo índice anterior).

O índice de menções corretas do número do candidato é mais alto entre os eleitores de Ibaneis e de Pedrosa do que entre os eleitores de Rollemberg e de Rosso: respectivamente, 56%, 56%, 47% e 40%.

Nesse levantamento, nos dias 05 e 06 de outubro de 2018, foram realizadas 2.089 entrevistas presenciais com eleitores de todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.