Disputa em Minas traz Zema (68%) com vantagem sobre Anastasia (32%)

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A três dias do 2º turno, Romeu Zema (NOVO) segue na liderança isolada da corrida eleitoral para o governo de Minas Gerais, com ampla vantagem sobre Antonio Anastasia (PSDB). Em comparação ao levantamento anterior, do dia 18 de outubro, a vantagem de Zema sobre Anastasia recuou de 42 para 36 pontos, no período o candidato do Novo oscilou de 71% para 68%, e o tucano, de 29% para 32%. No 1º turno, Zema foi o candidato mais votado, com 43% dos votos válidos, ante 29% do senador. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Zema lidera em todos os segmentos sociodemográficos e tem melhor desempenho no interior do que na capital e entre os municípios médios e pequenos do que entre os com mais de 500 mil habitantes. Anastasia alcança seu melhor desempenho entre os mais ricos (41%).

O empresário conquistou mais votos de Fernando Pimentel (PT), terceiro colocado na disputa do 1º turno, do que Anastasia. Entre os eleitores de Pimentel no 1º turno, 58% declararam votar agora no candidato do Novo e 42% no tucano. Pimentel declarou neutralidade no 2º turno e não apoiará nenhum dos candidatos que disputam a eleição estadual.

Zema é o favorito tanto entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) quanto entre os eleitores de Fernando Haddad (PT) no estado. Entre os eleitores do deputado, 72% declararam votar no empresário e 28% no senador. Já, entre os eleitores do ex-ministro, os índices são, respectivamente, 59% e 41%.

Nesse levantamento, nos dias 24 e 25 de outubro de 2018, foram realizadas 1.480 entrevistas presenciais com eleitores, em 73 municípios do estado de Minas Gerias. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na contabilidade do total de votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Zema tem 56% (era 58%), Anastasia, 26% (era 25%) e 17% não têm candidato, desses, brancos e nulos somam 8% (era 10%) e indecisos, 9% (mesmo índice anterior).

O índice de menções corretas do número do candidato é mais alto entre os eleitores de Zema (72%) do que entre os de Anastasia (54%). Na pesquisa anterior, era respectivamente, 60% e 51%.
Da parcela de eleitores que têm algum candidato ou que pretendem votar branco ou nulo, 83% declararam estar totalmente decididos e não vão mudar o voto até a data da eleição. Já, 17% declararam que ainda podem mudar o voto até o dia 28. O índice de decisão do voto é mais alto entre os eleitores de Zema (88%) do que entre os eleitores de Anastasia (73%).

Anastasia é mais rejeitado pelos eleitores mineiros do que Zema. Uma parcela de 56% declarou que não votará de jeito nenhum no tucano, 19% talvez votem, 21% votarão com certeza e 3% não opinaram. Em relação à Zema, 27% declararam que não votarão de jeito nenhum no candidato do Novo, 17% talvez votem, 52% votarão com certeza e 4% não opinaram.