Ibaneis (74%) tem larga vantagem sobre Rollemberg (36%) no DF

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A três dias do 2º turno, Ibaneis (MDB) se consolida na liderança da corrida eleitoral para o governo do Distrito Federal, com ampla vantagem sobre Rodrigo Rollemberg (PSB). Em comparação ao levantamento anterior, do dia 18 de outubro, Ibaneis oscilou de 75% para 74% dos votos válidos e Rollemberg, de 25% para 26%. Ibaneis foi o candidato mais votado, com 42% dos votos válidos, ante 14% do govenador. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Ibaneis lidera em todos os segmentos socioeconômicos e alcança índice de intenção de voto mais alto entre os menos instruídos (86%), já, seu pior desempenho está entre os mais ricos, segmento no qual está numericamente empatado com Rollemberg (cada um, com 50%).

O emedebista conquistou mais votos de Rogério Rosso (PSD), terceiro colocado na disputa do 1º turno, do que Rollemberg. Entre os eleitores de Rosso no 1º turno, 85% declararam votar agora em Ibaneis e 15% no socialista. Rosso declarou publicamente apoio à Ibaneis no 2º turno.

Ibaneis é o favorito tanto entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) quanto de Fernando Haddad (PT) no DF. Entre os eleitores do ex-capitão, 80% declararam votar no emedebista e 20% no governador. Já, entre os eleitores do petista, os índices são mais baixos, respectivamente, 59% e 41%.

Nesse levantamento, nos dias 24 e 25 de outubro de 2018, foram realizadas 1.512 entrevistas presenciais com eleitores de todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na contabilidade do total de votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Ibaneis tem 64% das intenções de voto (era 65%) e Rollemberg, 23% (era 22%). Brancos e nulos somam 9% (era 8%) e indecisos, 5% (mesmo índice anterior).

O índice de menções corretas do número do candidato é próximo entre os eleitores de Ibaneis (82%) e de Rollemberg (80%). Na pesquisa anterior, era respectivamente, 60% e 51%.

Da parcela de eleitores que têm algum candidato ou que pretendem votar branco ou nulo, 84% declararam estar totalmente decididos e não vão mudar o voto até a data da eleição. Já, 16% declararam que ainda podem mudar o voto até o dia 28. O índice de decisão do voto é um pouco mais alto entre os eleitores de Ibaneis (88%) do que entre os eleitores de Rollemberg (81%).

Rollemberg é mais rejeitado pelos eleitores do Distrito Federal do que Ibaneis. Cerca de dois terços (63%) declararam que não votarão de jeito nenhum no governador, 16% talvez votem e 19% votarão com certeza. Em relação à Ibaneis, 24% declararam que não votarão de jeito nenhum no emedebista, 17% talvez votem e 57% votarão com certeza.