Ibaneis tem 70% e é favorito para governar o Distrito Federal

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Na véspera da eleição de 2º turno, pesquisa Datafolha mostra que se a eleição fosse hoje, Ibaneis (MDB) seria eleito governador do Distrito Federal, com 70% dos votos válidos. Em comparação ao levantamento anterior, do dia 25 de outubro, a vantagem de Ibaneis sobre Rodrigo Rollemberg (PSB) recuou oito pontos, foi de 48 para 40 pontos. O emedebista recuou de 74% para 70% e Rollemberg subiu de 26% para 30%. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Ibaneis terminou o 1º turno como o candidato mais votado, com 42% dos votos válidos, ante 14% de Rollemberg, e liderou todo o 2º turno. Na última semana, o emedebista não foi aos debates do SBT e da Rede Globo.

Nesse levantamento, nos dias 26 e 27 de outubro de 2018, foram realizadas 2.153 entrevistas presenciais com eleitores de todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na contabilidade do total de votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Ibaneis tem 62% das intenções de voto (tinha 64%) e Rollemberg, 26% (tinha 23%). Brancos e nulos somam 7% (era 9%) e indecisos, 5% (mesmo índice anterior).

O índice de menções corretas do número do candidato é um pouco mais alto entre os eleitores de Ibaneis (80%) do que entre os de Rollemberg (76%).
Da parcela de eleitores que têm algum candidato ou que pretendem votar branco ou nulo, 88% declararam estar totalmente decididos e não vão mudar o voto (era 84%). Já, 12% declararam que ainda podem mudar o voto até amanhã (era 16%). O índice de decisão do voto é um pouco mais alto entre os eleitores de Ibaneis (90%) do que entre os eleitores de Rollemberg (83%).