Saltar para o conteúdo principal

Com 70% dos válidos na véspera da votação, Zema é favorito em MG

Eleições -

Na véspera da eleição de 2º turno, pesquisa Datafolha mostra que se a eleição fosse hoje, Romeu Zema (NOVO) seria eleito governador de Minas Gerais, com 70% dos votos válidos. Em comparação ao levantamento anterior, do dia 25 de outubro, Zema oscilou dois pontos para cima (tinha 68%), enquanto seu adversário, Antonio Anastasia (PSDB), oscilou para baixo, de 32% para 30%. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.
Zema terminou o 1º turno como o candidato mais votado, com 43% dos votos válidos, ante 29% de Anastasia, e liderou todo o 2º turno.

Nesse levantamento, nos dias 26 e 27 de outubro de 2018, foram realizadas 2.981 entrevistas presenciais com eleitores, em 72 municípios do estado de Minas Gerias. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na contabilidade do total de votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Zema tem 57% (tinha 56%), Anastasia, 25% (tinha 26%) e 18% não têm candidato, desses, brancos e nulos somam 9% (era 8%) e indecisos, 8% (era 9%).

O índice de menções corretas do número do candidato é mais alto entre os eleitores de Zema (76%) do que entre os de Anastasia (61%).
Da parcela de eleitores que têm algum candidato ou que pretendem votar branco ou nulo, 84% declararam estar totalmente decididos e não vão mudar o voto (era 83%). Já, 16% declararam que ainda podem mudar o voto até amanhã (era 17%).

Baixa a pesquisa completa